Metade das crianças com 10 anos no Reino Unido tinha um celular em 2019. De acordo com uma pesquisa realizada pelo regulador de mídia Ofcom, no ano passado, 24% das crianças entre 3 e 4 anos são donas de tablets, sendo que 15% delas estão autorizadas a levar o dispositivo móvel para a cama.
A quantidade de jovens proprietários de telefones dobrou entre aqueles de 9 e 10 anos, informou o estudo. A Ofcom chamou de “a era da independência digital”.
O relatório também descobriu que, em 2019, mais jovens usaram a mídia social para expressar seu apoio a causas e organizações sociais, com 18% compartilhando ou comentando uma postagem e uma em cada dez assinando uma petição online. A Ofcom apelidou isso de “efeito Greta”, referindo-se à ativista ambiental sueca de 17 anos, Greta Thunberg.
A pesquisa ouviu 3,2 mil pessoas, entre responsáveis e crianças na Grã-Bretanha.
Outros apontamentos da pesquisa são:
– 83% dos jovens entre 12 e 15 anos são proprietários de um smartphone;
– Snapchat e Facebook continuam sendo as plataformas de mídia social mais populares de crianças mais velhas, mas 62% também usam o WhatsApp (em 2018, a porcentagem era de 43%);
– O uso de alto-falantes inteligentes entre crianças de 5 a 15 anos quase dobrou no último ano, indo de 15% (2018) para 27% (2019). Com isso, os alto-falantes inteligentes ultrapassaram o uso de rádios, que caíram de 26% para 22% no mesmo período. O acesso a um rádio, no entanto, permaneceu estável, o que sugere que essa diminuição ocorre porque as crianças optam ativamente por não usar este dispositivo;
– 48% das meninas de 5 a 15 anos jogam online, em comparação com 71% dos meninos. Os meninos gastam o dobro do tempo jogando, ou 14,5 horas por semana, em comparação com 7,5 horas gastas pelas meninas;
Os responsáveis
A Ofcom também entrevistou os pais e constatou que 45% dos responsáveis pensam que os benefícios das crianças que usam a Internet superam os riscos, mas há um aumento geral na preocupação em ver os jovens vendo conteúdo que poderia levá-los a se machucarem.
Outro ponto é que 87% dos responsáveis com crianças entre 5 e 15 anos procuraram aconselhamento sobre como mantê-los seguros online.
No Brasil
Mobile Time realizou uma pesquisa em setembro do ano passado que apontou que 74% das crianças entre 10 e 12 anos possuem um celular próprio, e entre 7 e 9 anos a porcentagem é de 50%. A pesquisa no Reino Unido não detecta smartphones para bebês entre 0 e 3 anos, mas o Panorama Mobile Time/Opinion Box Crianças e Smartphones no Brasil, aponta que 12% desse público já possui um celular próprio.
O relatório completo pode ser lido aqui.