Os serviços de PABX na nuvem prestados pela Teravoz no Brasil serão descontinuados por conta da aquisição pela Twilio. Os cerca de 500 clientes da Teravoz no País foram comunicados da decisão nesta semana. Eles terão a opção de migrar para a Twilio usando as soluções de APIs da empresa norte-americana. O processo de migração acontecerá ao longo dos próximos três meses. Entre os maiores clientes da Teravoz está o Nubank. Antes de ser adquirida, a Teravoz havia dobrado seu tráfego nos últimos 12 meses, alcançando 8,5 milhões de minutos/mês.
O country manager da Twilio no Brasil e um dos fundadores da Teravoz, Dov Bigio, explicou em seu LinkedIn as razões para a decisão de descontinuar os serviços: “(…) a Twilio sempre foi uma empresa focada em desenvolvedores, entregando APIs para que desenvolvedores integrem seus sistemas com telefonia, Whatsapp, SMS etc. A Twilio não tem uma solução de PABX na nuvem voltada para o público final ou empresas (de qualquer tamanho que sejam) que não tenham conhecimento técnico (ou mesmo vontade de alocar esforços) para utilizar estas APIs. Considerando o perfil dos clientes da Teravoz (tínhamos tanto clientes que usavam nossas APIs, quanto clientes que usavam o PABX diretamente, sem programação), a verdade é que muitos não se enquadram no perfil do público-alvo da Twilio, e não ficariam satisfeitos com uma solução de APIs que dependesse de desenvolvedores para funcionar. Por isso, a alternativa que adotamos é a de ter total transparência. Twilio e Teravoz têm produtos diferentes, que embora tenham muita sinergia, atendem a públicos diferentes. Não vamos forçar os clientes a migrarem para a Twilio, nem tentar oferecer algo que a plataforma não se presta a fazer, o que deixaria nossos clientes frustrados e mal atendidos com a solução. Se os clientes não têm perfil (ou interesse) para usarem APIs, a melhor solução é encontrar outro fornecedor que tenha uma solução de PABX equivalente à que a Teravoz tinha; Se o cliente tem o perfil (e interesse!) em usar as melhores APIs do mercado para telefonia, SMS, Whatsapp, áudio/vídeo, etc, aí, sem dúvida, Twilio é a melhor solução!” O executivo se pôs à disposição para indicar outros fornecedores de PABX na nuvem para seus clientes atuais que não queiram adotar uma solução com APIs.
Para contextualizar a decisão, Bigio esclareceu os motivos que levaram a Twilio a adquirir a Teravoz: “A Twilio, para vir para o Brasil, precisava de um time que fosse experiente no mercado de telecom brasileiro e tivesse bons relacionamentos com as operadoras por aqui; a Twilio precisava de um CNPJ estabelecido, com as licença de telecom em dia. Estes foram os dois principais motivos que fizeram a Teravoz ser a escolha para “recebê-los” no Brasil. A idéia, no médio prazo, é ampliar a presença da Twilio no Brasil com alta qualidade da telefonia, com maior presença física de nossa infraestrutura, custos menores e no futuro próximo, cobrança em moeda local.”