O Itaú (Android, iOS) lançou uma ferramenta de segurança por meio do WhatsApp. Sempre que uma operação Pix for detectada como fora do padrão comportamental do cliente, via inteligência artificial, o banco vai enviar uma mensagem pelo app da Meta.
Vale lembrar que o Itaú possui um alerta pelo WhatsApp de compras suspeitas com cartão de crédito, criado em 2022. A novidade amplia o sistema de segurança também para outras transações bancárias.
Como funciona nova funcionalidade do Itaú
– A inteligência artificial do banco detecta um comportamento fora do padrão do cliente. Caso seja considerada suspeita, o app do banco aplica recurso de temporização do Pix antes de autorizar a transação. O cliente recebe uma mensagem de alerta dentro do aplicativo do Itaú sobre aquela operação e sobre a temporização.
– Em paralelo, o cliente recebe uma notificação de alerta pelo WhatsApp oficial do Itaú. Nela, uma mensagem questiona o motivo da movimentação suspeita. Neste caso, a pessoa deve selecionar uma opção para explicar a razão da transação.
– Dependendo da resposta do cliente, o chatbot envia informações e dicas sobre o possível golpe e oferece um comando para que a pessoa escolha entre autorizar a operação ou cancelar.
– Ao cancelar ou autorizar a transação pelo WhatsApp, o aplicativo recebe a atualização do status dessa operação bancária.
Imagem principal: telas da ferramenta de segurança do banco com IA e por meio do WhatsApp. Crédito: divulgação