Para manter a dianteira na venda de smartphones, a Samsung precisa se mostrar à frente da Apple em inovação. Uma das novidades no Galaxy S IV, cujo lançamento acontecerá no dia 14, pode estar na camada de software: um sistema que rastreia o movimento do olho para efetuar a rolagem da tela. Citando um funcionário não identificado da companhia sul-coreana, a coluna Bits desta segunda-feira, 4, do jornal The New York Times, diz que o novo aparelho saberá quando o usuário estiver lendo alguma coisa e chegar à parte de baixo da tela, fazendo assim com que o scroll seja efetuado automaticamente.

A fonte não explica como funciona o sistema do Galaxy S IV, mas a publicação apurou que a Samsung deu entrada em uma marca na Europa chamada "Eye Scroll" em janeiro e com o nome "Samsung Eye Scroll" nos Estados Unidos em fevereiro, descrevendo a função como "um software de aplicação computacional com a função de sentir os movimentos dos olhos e efetuar rolagem de telas em dispositivos móveis". Outra marca registrada foi "Eye Pause", mas não havia descrição.

O sucessor da linhagem de dispositivos high end da companhia sul-coreana será apresentado no dia 14 deste mês em Nova York. O último modelo, o Galaxy S III, foi lançado em maio de 2012. Em janeiro, a Samsung já havia vendido 40 milhões de unidades do handset.