No App Planet, pavilhão dentro do Mobile World Congress (MWC) dedicado a desenvolvedores móveis, chama a atenção este ano a predominância de empresas de mobile marketing. Há várias delas, de todos os portes, desde as renomadas Millenial Media, Opera, Smaato e Criteo, até outras menos conhecidas, como a Teads, especializada em publicidade móvel em vídeo. Airpush, AppNexus, Fiksu, Trademob, AppTurbo são outros nomes presentes.

Claro que há empresas de outros segmentos, como análise de dados, plataformas de criação de apps, soluções de m-payment e sistemas operacionais alternativos (Tizen e Ubuntu, por exemplo), mas nenhum deles com a mesma quantidade de representantes que mobile marketing. O fortalecimento desse segmento pode ser explicado por dois fatores: 1) a migração cada vez mais rápida para mobile de investimentos em publicidade digital de grandes marcas; 2) a dificuldade de novos apps serem encontrados dentro das lojas de aplicativos, obrigando-os a investir em publicidade móvel para ganhar destaque nos rankings.

Nos últimos anos, algumas das empresas especializadas em mobile marketing e mobile advertising cresceram a ponto de abrirem capital. Foi o caso da norte-americana Millenial Media, que nasceu como uma adnetwork móvel e, por meio de aquisições, agora opera uma plataforma de marketing programático e uma DSP. Cerca de 650 milhões de usuários únicos por mês são servidos com anúncios móveis através da plataforma da Millenials. Outra que fatura alto com publicidade em celulares é a AirPush, cuja receita em 2014 superou US$ 100 milhões.

 

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