Que tal controlar um carro de verdade a 3,4 mil quilômetros de distância? A Nokia está oferecendo essa experiência no MWC25 (Mobile World Congress), em Barcelona, para demonstrar a API de Qualidade sob Demanda (QoD) do Open Gateway.
O carro em questão é um veículo elétrico que se encontra no estacionamento da matriz da Nokia, na cidade de Espoo, na Finlândia. Ele está conectado à rede 5G da operadora finlandesa Elisa e sua aplicação para controle remoto usa a API de QoD para garantir alto throughput e baixa latência, essenciais para essa experiência.
No estande do Open Gateway, dentro do MWC25, uma tela mostra imagens ao vivo do carro no estacionamento. Ao seu lado está um equipamento que simula o cockpit de um carro, com banco para o motorista, volante, marcha (na forma de botões) e pedais de acelerador e freio. Aonde ficaria o vidro frontal uma tela exibe imagens em tempo real de uma câmera instalada na frente do carro, para que o motorista virtual tenha a mesma visão de um motorista real, só que a 3,4 mil quilômetros de distância. A solução de direção remota foi desenvolvida por uma empresa chamada Elmo.
Mobile Time testou a solução dando uma volta no estacionamento a uma velocidade de 8 Km/h.
Uma demonstração similar, com a mesma solução, está sendo realizada por Nokia e Telefónica na Espanha também durante o MWC25, mas neste caso o carro está na cidade espanhola de Málaga e conectado à rede 5G da Telefónica.
Foto no alto: cockpit para controle do carro à distância, no MWC25 (Crédito: Fernando Paiva/Mobile Time)