Bradesco; BIA

Pelo WhatsApp, Bia tem um acumulado histórico de 272 milhões de interações desde 2018

A assistente digital do Bradesco, BIA, obteve um crescimento de 50% com 130 milhões de interações no primeiro trimestre de 2021, ante 87,3 milhões de um ano antes. Historicamente, a inteligência artificial do banco acumula 800 milhões de interações desde o começo das operações, em 2016, quando a solução chegou às agências da instituição.

Se considerar apenas as interações via WhatsApp, a companhia registrou 38,6 milhões e acumula historicamente 272 milhões de interações desde 2018. Atualmente, BIA tem 92 produtos e serviços embarcados.

Sua atuação é multiplataforma com atuação via aplicativo do Bradesco (Android, iOS), Fone Fácil (Atendimento Eletrônico), WhatsApp, Google Assistente, Amazon Alexa e Apple Business Chat.

Operação móvel

O total de abertura bancárias (onboarding) pelo mobile cresceu 154%, de 136 mil para 346 mil, na comparação ano a ano. Dos usuários móveis, o banco registrou 4 bilhões de transações no primeiro trimestre de 2021, um incremento de 33% ante 3 bilhões do mesmo período em 2020.

Em usuários móveis, o banco obteve aumento de 23,5%, de 17 milhões para 21 milhões. Atualmente, o Bradesco possui 70 milhões no todo.

Os dados da operação móvel do Bradesco consideram os clientes pessoa física e pessoa jurídica.

Banco digital

No Next (AndroidiOS), a instituição registrou um aumento de 92% em clientes, de 2,3 milhões para 4,4 milhões. Importante registrar que: 77% dos clientes do Next não eram correntistas do Bradesco; 71% têm idade entre 18 e 34 anos; e o churn (abandono) é de 4,8%.

A companhia também registrou incremento de 244% nas transações digitais no banco digital, de 78 milhões para 267 milhões. Esse resultado foi obtido a partir da entrada do Pix, que puxou um crescimento de 352% em transações na comparação com o primeiro trimestre de março de 2021. Outras operações que se destacam foram recargas (+164%) e pagamentos (+157%).

Do relacionamento com o cliente, o app registrou 2,2 milhões interações pelo chat, sendo que 70% dessa troca de informações acontece pela BIA. Outro diferencial do Next é que os seus usuários colaboraram para 35% dos novos cadastros na corretora do Bradesco, Ágora, que por sua vez cresce 15% em novos investidores, de 547 mil para 632 mil.

Para os usuários que utilizam os benefícios do banco digital, o Next terminou o trimestre com 270 marcas associadas e 880 ofertas.

Bitz e Pix

Da carteira digital Bitz (AndroidiOS), o banco registrou 850 mil downloads e 600 mil contas, se considerar o período de criação do app em 2020 até o fim do primeiro de 2020. Do Pix, o Bradesco obteve 22 milhões de chaves cadastradas até 31 de março de 2020. Vale dizer que, em abril de 2021, a Bitz registrava 1 milhão de clientes.

No resultado geral, o Bradesco obteve um lucro de R$ 6,5 bilhões no primeiro trimestre de 2021, aumento de 74% contra R$ 3,8 bilhões de um ano antes.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!