Facebook Pay

Exemplo de tela do pagamento por WhatsApp

Agora é oficial: depois de quase um ano do seu primeiro anúncio, a funcionalidade de pagamento no WhatsApp foi finalmente lançada no Brasil. Tal como adiantado por Mobile Time em março, foram adicionados mais emissores de cartões no lançamento, entre bancos tradicionais e digitais. São nove ao todo: Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi. O processamento do pagamento é feito pela Cielo. O nome oficial do serviço é Facebook Pay.

A novidade está sendo disponibilizada gradualmente para os usuários do WhatsApp no Brasil, através de uma atualização do aplicativo. Quem estiver com a funcionalidade habilitada pode convidar outras pessoas: basta enviar dinheiro a elas pelo mensageiro.

Nesta primeira fase, o pagamento por WhatsApp só pode ser feito entre pessoas físicas. E há os seguintes limites: até R$ 1 mil por transação; até R$ 5 mil por mês; até 20 transações por dia. Não há cobrança de nenhuma taxa. Pagamentos a empresas virão em uma fase futura.

Outra característica importante: o serviço requer um cartão de débito, pré-pago ou combo de um dos nove emissores participantes. Por enquanto não é possível pagar com cartão de crédito, o que só será liberado no futuro. 

Passo a passo

O envio de dinheiro acontecerá através do símbolo de clipe de papel dentro de qualquer conversa. Ao clicar nele, aparecem opções de conteúdos para serem anexados, dentre as quais uma nova nomeada como “pagamento”. Depois de selecioná-la, basta inserir o valor, digitar a senha e mandar. O comprovante aparece dentro da conversa.

Na primeira transação, o sistema solicita nome completo, CPF e os dados do cartão para cadastro no Facebook Pay. Em seguida, é realizada uma verificação pelo banco emissor através de código enviado por SMS ou email para o correntista. Após a verificação, o usuário define uma senha de seis algarismos para o Facebook Pay. Esta senha será solicitada a cada transação, ou pode ser trocada pela autenticação via impressão digital, nos smartphones compatíveis com essa tecnologia.

O WhatsApp produziu um vídeo ensinando o passo a passo de envio de dinheiro e outro sobre o cadastro de cartões.

Números

O WhatsApp é o aplicativo móvel mais popular do Brasil. Ele está instalado em 98% dos smartphones nacionais, segundo a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel.  95% dos seus usuários abrem o WhatsApp todo dia ou quase todo dia, informa o mesmo relatório. Além disso, o WhatsApp é o app com maior presença na tela inicial do smartphone brasileiro: está na home screen de 56% dos aparelhos do País.

Para comparar o potencial impacto do WhatsApp no mercado brasileiro de pagamentos, recomendamos a leitura da recém-lançada nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre pagamentos móveis e comércio móvel, na qual são analisados comportamentos dos consumidores brasileiros no uso do smartphone como carteira digital.

 

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!