O sistema de reconhecimento de fala (STT/ASR) do CPQD ganha novas funcionalidades com análise de sentimentos, identificação de gênero e de faixa etária. Os novos recursos são resultado de dois projetos conduzidos pela Unidade EMBRAPII CPQD.
O recurso de análise de sentimentos identifica o estado de ânimo do usuário – se está ansioso, surpreso, triste, entusiasmado, frustrado, irritado, feliz, amedrontado, enojado ou neutro. Dessa forma, o sistema identifica o melhor momento para abordar o cliente com assuntos como vendas ou cobrança. Esta funcionalidade foi desenvolvida em parceria com a GenNex.
Por sua vez, os recursos de identificação de gênero e faixa etária foram desenvolvidos em parceria com a startup Trestto. A solução proporciona mais interatividade com o cliente e ajuda a evitar fraudes. A aplicação pode ser usada em diferentes segmentos. Um deles é o de saúde e pode priorizar, por exemplo, o atendimento a pessoas idosas a partir da identificação da faixa etária do cliente.
Baseado em inteligência artificial, o sistema de reconhecimento de fala do CPQD foi totalmente desenvolvido no Brasil, em português, para fazer atendimento ao cliente. Com os novos recursos, a ideia é melhorar a experiência do usuário e oferecer um atendimento humanizado e personalizado, de acordo com o perfil do usuário.