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Opera GX com prompts de inteligência artificial baseados no ChatGPT (crédito: Opera)
A Opera quer avançar em parcerias com operadoras brasileiras para oferecer navegação patrocinada diretamente em seus navegadores móveis. Em conversa recente com Mobile Time, a head de marketing para América Latina da empresa, Juliana Psaros, explicou que a fornecedora de browser tem acordos similares na África.
“Queremos trazer para o Brasil a estratégia que temos na África. Hoje, temos 40 milhões de pessoas que navegam com patrocínio até 3 GB por mês no continente africano”, informou. “Temos parcerias com 11 telcos em países africanos. Nessas ofertas há uma cota diária de dados para o usuário, dependendo da operadora”, completou.
Além da navegação patrocinada, a Opera quer avançar em parcerias com desenvolvedores de jogos e com organizações de e-Sports e entretenimento, uma vez que a companhia vem crescendo em sua linha de negócios de jogos e conteúdo digital.
Atualmente, a empresa tem sua fonte de receita baseada em anúncios e pesquisas com os usuários, algo que é forte no exterior, mas começa a chegar na América Latina: “São produtos segmentados e customizados. Estamos começando a comercializar pelo Brasil e os países mais chave da região latino-americana. Oferecemos diretamente, sem intermediários”, concluiu.
Embora seja conhecida por produtos como o navegador Opera (Android, iOS) e o browser gamer Opera GX (Android, iOS), a firma tem outras soluções como a plataforma de desenvolvimento de jogos GameMaker, o serviço de VoD Loomi, o navegador para web3 Opera Crypto Browser, o mensageiro Hype e o Opera VPN Pro, um VPN pago que custa R$ 21 por mês. No final de março, a Opera adicionou o acesso às ferramentas do ChatGPT na barra de endereço do Opera e do Opera GX.