Desde que foi inaugurado, no segundo semestre do ano passado, o laboratório de aplicativos móveis da Qualcomm no Brasil vem fazendo uma análise detalhada de títulos nacionais e estrangeiros, para identificar eventuais problemas em suas performances. Nos 71 primeiros apps averiguados foram encontrados 416 problemas, o que representa uma média de seis por título. Os dados, referentes a três meses atrás, foram compartilhados por Bruno Evangelista, gerente de ecossistema de apps para América Latina da Qualcomm, durante o 13º Rio Wireless, no Rio de Janeiro.

"Os apps brasileiros são os menos maduros. A maioria dos erros são básicos. Os empreendedores têm boas ideias e correm para desenvolver, mas se esquecem de pequenos detalhes que não percebem em seus testes", explica Evangelista.

A maioria dos problemas identificados são considerados de ordem simples. Alguns exemplos são: virar a tela e parar de funcionar, ou dizer que envia um anexo e não enviar etc.

Mais preocupante, contudo, é que foi encontrado pelo menos um erro crítico em 70% dos apps analisados. A Qualcomm classifica como "crítico" problemas tais como consumo excessivo de bateria ou de tráfego de dados. Um exemplo citado foi o de um app que ficava checando a cada cinco minutos se o usuário pré-pago tinha crédito para pagamento, mesmo depois de já ter visto que o consumidor não tinha. Isso gasta a bateria e ocupa espaço desnecessário na rede da operadora.

 

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