Hoje em dia não faltam opções para usuários pré-pagos realizarem recargas, desde a tradicional compra de um cartão físico, até a recarga eletrônica em supermercados ou sites de bancos, passando por aplicativos móveis e soluções com USSD. Na operadora regional Algar, entretanto, tem chamado a atenção o crescimento das recargas através de um sistema de URA (Unidade de Resposta Audível), ou seja, por meio de uma ligação telefônica para uma central automatizada. Em pouco mais de um ano, a base de usuários pré-pagos que cadastraram seu cartão de crédito para recarga automática através desse canal aumentou mais de quatro vezes, superando 30 mil pessoas, segundo a coordenadora de novos produtos da Algar, Zaima Milazzo.

Por trás dos bons resultados está uma solução gerenciada pela Pagtel, parceira da Algar nesse canal de recarga. A empresa analisa o perfil de uso do consumidor e realiza campanhas personalizadas via SMS de estímulo à recarga. A conversão tem girado na casa de 40%, índice muito maior que o registrado em campanhas genéricas, quando a conversão fica em torno de 10%, relata Zaima. "Uma vez feito o cadastro na URA, o usuário não precisa mais se dirigir a lugar nenhum para fazer uma recarga. É muito cômodo e simples", justifica a executiva.

A base de usuários que realizam recarga via URA ainda é relativamente pequena frente à base total de pré-pagos da Algar, que hoje soma cerca de 800 mil assinantes. Isso revela o potencial de crescimento desse canal. Sua única barreira, contudo, é o cartão de crédito, forma de pagamento com baixa penetração no segmento pré-pago.

No modelo de negócios com a Pagtel, esta é remunerada tal como os distribuidores de recargas em outros canais, recebendo uma comissão pelas vendas. O gateway de pagamento utilizado é da Pagtel.

 

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