O Itaú Unibanco criou um teclado virtual para Android e iOS que permite a realização de transferências financeiras a partir de qualquer aplicativo. O correntista precisa primeiro ter o app do banco instalado em seu aparelho. Através dele, é feita a ativação do “teclado Itaú”, mediante digitação da senha eletrônica do banco. Depois, na configuração do aparelho, deve-se ativar o referido teclado.
Feito isso, o usuário pode acessar o teclado especial do Itaú em qualquer app – basta selecioná-lo entre as opções de teclados ativados. É aberta então uma janela com o passo a passo para a realização de uma transferência. O usuário escolhe um contato em sua agenda e informa os dados bancários dele, se já não estiverem gravados. É possível transferir tanto para correntistas do Itaú quanto para contas em outros bancos. Em seguida, é informado o valor e digitada a senha eletrônica do banco, em um ambiente seguro. Na prática, é como se o teclado especial fosse uma espécie de extensão do app do Itaú.
A novidade permite, por exemplo, que os correntista do Itaú realizem transferências enquanto estiverem conversando em apps de mensageria, como WhatsApp, Facebook Messenger ou Telegram.
Análise
O movimento do Itaú deixa o banco preparado para enfrentar a possível entrada de aplicativos de mensageria no setor de serviços financeiros. Na Índia, por exemplo, o WhatsApp já permite realizar pagamentos dentro de um bate-papo. Na China, o WeChat faz o mesmo. Mais cedo ou mais tarde, funcionalidades similares chegarão aos apps de mensageria usados no Ocidente.
De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel, 96% dos internautas brasileiros têm o WhatsApp instalado em seu smartphone e 98% destes acessam o app diariamente ou quase todo dia. Ao mesmo tempo, 76% dos internautas brasileiros têm o Facebook Messenger instalado em seus smartphones e 63% deles o utilizam todo dia ou quase todo o dia.