A Cisco anunciou nesta terça-feira, 4, um fundo de investimento de US$ 1 bilhão em inteligência artificial, o que inclui uma série de aportes em empresas do setor. As três primeiras empresas que receberam a injeção de capital foram Cohere, Mistral AI e Scale AI.

Para criar o fundo, a companhia adicionou inicialmente US$ 200 milhões. Mas a fornecedora não informou quanto colocou em cada empresa de IA.

A ideia é que o investimento nas três empresas ajude a Cisco a conectar e proteger seus clientes na era da IA, em especial em deixar os clientes preparados (readiness), dar infraestrutura robusta de computação, além de construir modelos de fundação, de desenvolvimento e treinamento.

Vale lembrar: a Cohere oferece grandes modelos de linguagem (LLMs) e recursos de geração aumentada de recuperação (RAG) focada em segurança; a Mistral desenvolve modelos de IA generativa para empresas em um modelo aberto; e a Scale AI tem uma plataforma baseada em dados para treino e validação de modelos de IA.

A fornecedora também pretende fazer um processo de inovação colaborativa com essas scale-ups líderes de IA, mas reforça que seguirá agnóstica para oferecer uma ampla cobertura em seus produtos e serviços.

Imagem principal:Arte de Nik Neves para Mobile Time

 

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!