A Intel apresentou nesta terça-feira, 4, uma série de equipamentos voltados ao mercado de inteligência artificial. Durante a Computex em Taiwan, a companhia demonstrou um portfólio completo para atender as camadas de IA para edge computing, datacenter e nuvem.

Em IA, a novidade são os kits aceleradores Intel Gaudi 2 e Intel Gaudi 3 para treinamento e inferência de IA generativa na ponta de grandes modelos de linguagem (LLMs), como Llama-70B e Mistral-7B. E em datacenters e nuvem, a empresa mostrou os novos processadores da série Intel Xeon 6 com núcleos E-Cores para processamento computacional eficiente com menos consumo de energia e espaço em racks.

Se combinar Xeon e Gaudi, a ideia da Intel é dar às empresas capacidade computacional e de desempenho para cargas específicas de trabalho em IA.

Disponibilidade das soluções Intel

Intel

Intel Gaudi (divulgação: Intel)

Atualmente, dez dos principais fornecedores mundiais estão trabalhando para levar a solução de edge computing ao mercado. Desses, seis confirmaram que estão trabalhando com o Gaudi 3, são eles: Asus; Foxconn; Gigabyte; Inventec; Quanta; Wistron.

Esses seis players estão expandindo as ofertas aos principais fornecedores de sistemas como Dell, Hewlett Packard Enterprise, Lenovo e Supermicro. Mas não informou data.

E o Xeon 6 já está disponível.

Imagem principal: Chip Xeon 6 da Intel (divulgação: Intel)