Entretenimento de bordo não é mais privilégio de aviões e ônibus. Em São Paulo, 120 táxis comuns que circulam pelos bairros de Itaim Bibi, Vila Olímpia e Jardins foram equipados com tablets para entreterem os passageiros sentados no banco de trás. Os tablets exibem uma programação de vídeos curtos, com no máximo três minutos de duração cada um, fornecidos por canais como ESPN e BBC e intercalados por anúncios interativos. É possível também navegar por um menu interativo com notícias, previsão do tempo e guias de shoppings, restaurantes, bares e baladas, cujo conteúdo vem de parceiros como Climatempo, Oba oba e Guia da Semana. A solução, batizada de InTaxi Media, foi criada pela start-up Épica Digital, que planeja ter pelo menos 500 carros com o equipamento instalado até o final do ano em São Paulo, para depois expandir a operação para o Rio de Janeiro.
A programação é semanal e os vídeos vão sendo trocados aos poucos ao longo dos sete dias da semana. O conteúdo é baixado via 3G pelo tablet. Os anúncios não ocupam mais do que 25% da programação. O tablet é ligado assim que o passageiro entra no carro, pois está conectado ao taxímetro. Quando termina a corrida, o valor a ser pago aparece na tela. O passageiro pode solicitar o recibo clicando em um botão no tablet, que aciona a impressora. O aparelho é desligado depois do pagamento. Isso permite mensurar quantos passageiros foram impactados pela mídia e por cada anúncio específico. Há a intenção de incluir no futuro o pagamento via cartão de crédito através do tablet, entregando ao motorista um leitor de cartões que se comunique via Bluetooth com o tablet.
O fundador da Épica Digital, Ryan Marques, conta que a inspiração para o projeto veio do exterior. Ele trabalhou por alguns anos no mercado financeiro em Nova Iorque, onde vários táxis possuem sistemas parecidos de entretenimento. "Os táxis de Manhatam têm isso. Então decidi tropicalizar a ideia e trazê-la para o Brasil", relata.
Instalação
O tablet usado pela Épica Digital atualmente é um modelo da Samsung de 10 polegadas. O aparelho é fixado na parte de trás do banco do carona. A instalação demora cerca de duas horas e é bancada pela Épica Digital, que contrata uma oficina parceira em São Paulo para a realização do serviço. No momento, há uma fila de espera de taxistas interessados, que precisam aguardar pelo menos uma semana para conseguirem a instalação. "É uma troca: eu modernizo o táxi e o motorista não paga nada por isso, mas a receita com publicidade fica toda conosco", explica Ryan Marques, fundador da Épica Digital. A presença do tablet tem proporcionado gorjetas maiores e fidelização de clientes para os taxistas. Marques estima que os motoristas que instalaram o equipamento aumentaram entre R$ 500 e R$ 600 o seu faturamento mensal com a novidade.