As operadoras perdem por ano cerca de US$ 2 bilhões no mundo por causa de fraudes envolvendo o envio de SMS corporativo, revelou um recente estudo encomendado pelo Mobile Ecosystem Forum (MEF). No Brasil, fontes estimam que as perdas fiquem próximas a 10% da receita total com SMS. Apesar da gravidade do problema, ainda são poucas as operadoras que investem em sistemas de segurança para combater a fraude por SMS. A Xura (empresa resultante da fusão entre Acision e Comverse) tem há dois anos um portfólio de soluções para essa finalidade mas que até agora foram adotadas por poucas operadoras no mundo, embora conte com 350 teles em sua carteira de clientes de plataformas de SMS, MMS e mensagens de voz.

"As teles demoraram a perceber o problema. Agora é uma questão de receita. Se fizerem as contas, algumas operadoras vão perceber que o investimento se paga em poucos meses", afirma Pompílio Roselli, vice-presidente da Xura para a América Latina. Ele está otimista que conseguirá vender a solução de combate à fraude por SMS para uma primeira operadora brasileira em breve.

A Xura conta com duas soluções, uma para filtrar spams por SMS e outra para identificar variados tipos de fraudes por SMS. Ambas ficam conectadas ao SMSC, plataforma de mensagens de texto das operadoras. As soluções da Xura contam com inteligência artificial: vão aprendendo e melhorando a identificação das fraudes ao longo do tempo.

A inclusão de filtros de segurança para a análise das mensagens não atrasa a entrega delas, garante Roselli: "O processamento disso é feito em milissegundos, online. É imperceptível para o usuário. E nem todas as mensagens passam pelo filtro de spam. Uma mensagem que venha de uma rota conhecida oriunda de uma campanha da própria operadora, por exemplo, é dispensada."

A Xura trabalha também no desenvolvimento de um terceiro produto de segurança que foca nas fraudes realizadas pela rede SS7, de sinalização. Consiste na instalação de um firewall na conexão SS7 da operadora, para barrar o envio de mensagens fraudulentas. Uma prova de conceito desse novo produto ficará pronta em breve.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!