A empresa de segurança digital Kaspersky analisou 69 apps para controlar carros conectados. As ferramentas para automóveis avaliadas oferecem soluções como destravamento de portas, ajuste da temperatura ou mesmo ligar/desligar o motor. Apesar de a maioria dos fabricantes de automóveis terem seu próprio aplicativo, os títulos avaliados foram de terceiros e podem oferecer funcionalidades que ainda não foram introduzidas pelas marcas oficiais. Dos avaliados, 58% usam as credenciais dos proprietários dos veículos sem consentimento. Ou seja, eles utilizam a conta do serviço original (do fabricante do carro) nessa integração. E 14% não informam seus contatos para reportar possíveis problemas.
A Kaspersky considerou as aplicações compatíveis com os veículos das seguintes montadoras: Tesla, Nissan, Renault, Ford e Volkswagen.
Alguns dos aplicativos avaliados aconselham utilizar um token de autorização em vez do nome de usuário e senha. Contudo, se o token estiver comprometido, cibercriminosos podem ter acesso aos carros como se tivessem as credenciais dos proprietários. De acordo com a Kaspersky, o risco de perder o controle dos veículos é elevado.