O RCS é o canal móvel preferido da Casas Bahia para campanhas de venda com carnê digital, respondendo por 18% do total das vendas com essa forma de pagamento, dizJosué Ma, gerente de produtos digitais da varejista, em conversa com Mobile Time. A Casas Bahia chegou a fazer um teste na Black Friday do ano passado para comparar com o WhatsApp, mas os resultados do RCS foram melhores, o que a fez continuar dando preferência para esse canal.

Nessa experiência realizada na Black Friday do ano passado, a Casas Bahia separou duas amostras com cerca de 20 mil consumidores em cada, todos com perfis parecidos. A mesma campanha, com o mesmo texto, foi enviada no mesmo dia e horário para as duas amostras, só que uma recebeu por RCS e a outra, por WhatsApp. Embora menos gente tenha clicado na campanha por RCS, a conversão por esse canal foi um pouco maior. E o mais importante: o retorno sobre o investimento no RCS foi sete vezes maior.

Resultados do teste comparativo na Black Friday de 2023:

. Taxa de recebimento: 89% no WhatsApp; 60% no RCS (muitos usuários não têm aparelhos compatíveis com RCS e acabaram recebendo a campanha por SMS)

. Taxa de interação (clique): 75% no WhatsApp; 24% no RCS

. Conversão (compra com carnê digital): 2,24% no WhatsApp; 2,42% no RCS

. ROI: R$ 56 por R$ 1 investido no WhatsApp; R$ 397 por R$ 1 investido no RCS

A vantagem do RCS no ROI foi puxada principalmente pela diferença de preço por envio de mensagem entre os dois canais, explica Thiago Gomes, diretor de CX e produtos da Pontaltech, parceira da Casas Bahia no uso do RCS.

Importante destacar que os consumidores que receberam as campanhas faziam parte de uma base com a qual a Casas Bahia já vinha interagindo por RCS.

Carnê digital

O carnê digital é a versão online do bom e velho crediário, forma de pagamento com a qual varejistas como a Casas Bahia trabalham há décadas. Ele é atraente principalmente para consumidores das classes D e E.

“É gente com pouco limite no cartão, ou que não tem cartão de crédito, ou que é desbancarizada. É gente que gostaria de fazer compras digitais e realizar seus sonhos, mas não tem dinheiro à vista. O carnê digital é uma opção para essas pessoas”, explica Ma. “Enquanto consumidores das classes A, B e C compram online no Pix ou no cartão de crédito, trazemos os consumidores das classes D e E para pagar no carnê digital”, completa.

Super Bots Experience

O case da Casas Bahia com RCS para venda com carnê digital será apresentado no 10º Super Bots Experience & Forum de Autoatendimento Digital, em uma sessão com Josué Ma, gerente de produtos digitais da Casas Bahia; Kaio Marin, GTM Head, RCS for Business, South Latam, do Google; e Thiago Gomes, diretor de CX e produtos da Pontaltech.

O evento, organizado por Mobile Time, acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto, no WTC, em São Paulo. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br

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