Até o final de 2025, o Itaú Unibanco vai concentrar todos os seus apps em um só. Os aplicativos Itaú – Cartões de crédito (Android, iOS), Credicard – Cartão de crédito (Android, iOS), Credicard On – Cartão de crédito (iOS), Hipercard (Android, iOS) e Iti (Android, iOS) serão incorporados pelo Itaú (Android, iOS). A novidade faz parte de uma série de mudanças que o banco vem desenvolvendo, com o intuito de ofertar toda a sua gama de serviços ao usuário, independentemente de ser correntista ou não. Além da concentração dos aplicativos em uma ferramenta só, interface e design foram refeitos e outras funções serão disponibilizadas.
Nova e conhecida casa
O aplicativo do banco está sendo reestruturado seguindo o conceito de superapp. Nos últimos 18 meses, o banco já vinha colocando em prática a mudança e, mais recentemente, disponibilizou novas funções para os clientes Itaú, como o pagamento antecipado de compras parceladas no cartão de crédito e a simulação de compras.
A ideia é que todos os serviços ofertados em diferentes aplicações se concentrem em apenas um aplicativo, mantendo a sua identidade visual intuitiva, para que o usuário não tenha dificuldades com a adaptação, mesmo quando optar por um novo serviço. Por exemplo, se um cliente que tem o cartão de crédito Latam quiser ser correntista Personnalité. Com uma simples aprovação, ele vê a interface do aplicativo mudar e passa a ter acesso à nova gama de serviços.
No teste piloto, que conta com a colaboração de 15 mil clientes, 98% daqueles que iniciaram a sua jornada no aplicativo permaneceram e seguiram com ela até se tornarem clientes. O desempenho inicial é considerado altamente positivo. Estevão Lazanha, diretor de canais digitais e beyond banking do Itaú, admitiu que a equipe tem se esforçado para não ficar otimista demais, durante coletiva de imprensa realizada em uma das sedes do banco em São Paulo, nesta quinta-feira, 4. Além dele, estavam João Araújo, diretor de negócios, plataformas e experiências digitais do banco, e Rubens Fogli, diretor de cartões, contas e pagamentos.
Além de englobar um significativo número de usuários, a ferramenta passa a ter uma interface mais amigável, baseada no perfil de cada cliente e com o auxílio de inteligência artificial. Para fazer com que todos os serviços tivessem a mesma cara, foi criado um framework que pudesse ser replicado. “Na implementação, usamos um guia e fizemos um check-list para que todos os times respondessem, sendo que cada resposta possui inúmeros critérios”, explicou Lazanha. O novo padrão deve facilitar o dia a dia dos desenvolvedores do Itaú, que não terão mais que replicar funções em diferentes aplicativos.
A página principal passa a ter ferramentas que dialogam com o cotidiano do usuário e com o que o motivou a ter uma relação com o Itaú, seja o cartão de crédito, uma conta corrente ou uma tag. O banco tem como intuito ofertar o que chama de jornada integrada, exibindo outras soluções que vão de encontro ao que o cliente está precisando naquele momento. “No caso de um cliente que solicitou um cartão, ele não estará mais fazendo um cadastro da forma de pagamento, mas do Itaú. O mesmo vale para o aplicativo, ou seja, ele passará a utilizar o app do Itaú”, disse Araújo.
Visualmente, cartões, pagamentos, crédito e investir dinheiro terão os chamados hubs, áreas específicas dentro do aplicativo, com fácil leitura. Informações como lançamentos futuros, fatura atual e sua comparação com anteriores, além das funções de parcelamento de compra à vista e pagamento antecipado, estão mais evidentes. O usuário agora pode também visualizar os gastos com cartão de crédito com gerenciamento gráfico.
Serviços com maior funcionalidade
Outros avanços no banco estão relacionados às possibilidades dentro do cartão de crédito, que pode ser usado como pagamento para transferências via Pix, permitindo o seu parcelamento e o de compras feitas à vista. Quem tem mais de um cartão, ainda pode transferir os limites disponíveis entre eles. Tudo isso com rápido processamento, o que viabiliza acompanhar os gastos em tempo real.
Em meio a isso, o Itaú também aposta na simplificação do planejamento financeiro. Os clientes podem agora ter diferentes saldos, de forma bastante semelhante ao que é oferecido em alguns bancos digitais, com 100% de rendimento CDI. Esse dinheiro guardado é útil para quem deseja aumentar o limite do cartão de crédito, mas a função só deve ser liberada posteriormente.
Outra funcionalidade nova é a definição de limites para gastos mensais, em que a pessoa estipula quanto quer gastar com determinada despesa e, caso ultrapasse este teto, o aplicativo a alerta. A inteligência artificial também ganha maior espaço e passa a alertar o usuário sobre contas a vencer. Ao clicar sobre o alerta, ele é direcionado imediatamente para o pagamento da despesa.
Ao longo do mês de julho até o final de agosto, todos os clientes Itaú terão o aplicativo atualizado e com acesso às novas funcionalidades. Toda essa transição terá um tour guiado, para que o usuário possa aprender a navegar pela nova interface. No superapp, o login também será unificado, através do CPF e senha de seis dígitos.