O Threads (Android, iOS), da Meta, acumulou 303 milhões de downloads em um ano desde o seu lançamento. Obtidos com exclusividade pelo Mobile Time junto à plataforma AppMagic, os dados consideram as instalações somadas de usuários da App Store e da Google Play desde julho de 2023.
Por localidade, o Brasil é o terceiro mercado que mais baixou o app no mundo, 27,5 milhões de instalações, o equivalente a 9% do total. A Índia é o país que mais instalou o Threads, 51,5 milhões ou 17% do total de downloads. E os Estados Unidos estão em segundo, com 39,5 milhões, 13% do total.
Na última quarta-feira, 3, Mark Zuckeberg, CEO da Meta, informou em seu perfil que a rede social chegou a 175 milhões de usuários, um ano após o seu lançamento.
Histórico e análise
Apesar do números, o avanço vem desacelerando. No início, o Threads adicionou 100 milhões de usuários em 45 dias. Na época, a plataforma se tornou a mais rápida da história a obter sua primeira centena de milhão e ultrapassou o ChatGPT, que demorou 60 dias para chegar neste patamar.
Mas a promessa de aumentar ou manter esse ritmo não se concretizou, mesmo estando conectado à base do Instagram e podendo ser um substituto ao X (antigo Twitter). Uma série de razões podem explicar essa desaceleração, como:
- A velocidade para criar funcionalidades que fossem atrativas ao público;
- O perde e ganha de usuários na plataforma gerando uma necessidade de retenção;
- A demora de quase seis meses para lançar o Threads na Europa;
- Em abril deste ano, o governo chinês pediu a remoção do aplicativo da Meta da App Store chinesa.
Por outro lado, o fim das operações do rival indiano Koo talvez seja favorável ao Threads, que pode herdar parte dessa base de usuários.
Imagem principal: Arte de Nik Neves para Mobile Time