Maurício Filho Diretor da 99Pay

Maurício Filho é diretor da 99Pay

A 99 (Android, iOS) lançou oficialmente no dia 10 de julho sua carteira digital. A 99Pay está integrada ao app e disponível, em um primeiro momento, nas cidades de Curitiba/PR, Campinas/SP, São José dos Campos/SP e Uberlândia/MG. Com o movimento, torna-se a mais nova fintech no mercado e procura atrair os cerca de 20 milhões de usuários de seu aplicativo de corridas e de delivery. A solução já estava no roadmap da empresa, porém, foi antecipada por conta da pandemia do novo coronavírus.

WhatsApp Image 2020 07 10 at 09.36.49O movimento para ser uma fintech tem como meta deixar o ecossistema da 99 mais eficiente, enxuto, sem a necessidade de ter mais um parceiro intermediando. Segundo o executivo, a proposta é cobrar menos do passageiro, pagar mais ao motorista, manter uma estrutura reduzida, mas com o propósito de ser uma empresa sustentável, que ofereça segurança e os preços mais baixos do mercado.

“Queríamos lançar o produto para trazer eficiência na plataforma e gerar mais valor para o cliente. É uma forma de democratizar os usos dos meios digitais e aumentar o pagamento da forma digital”, explicou para Mobile Time Maurício Filho, diretor do 99Pay, levando em consideração que 70% dos pagamentos dos clientes da empresa ainda são feitos em dinheiro.

Adoção e funcionalidades

É possível carregar a carteira digital por meio de transferência bancária, com os cartões normalmente aceitos na plataforma da 99 e via pagamento de boleto bancário, sendo este último, algo genuinamente brasileiro. “Para explicar aos chineses o que era um boleto bancário foi uma luta”, lembrou o diretor. A 99Pay também faz recarga de celulares pré-pagos das principais operadoras móveis. Com a carteira digital, o usuário pode pagar corridas e o 99Food. “Traremos novas features, mas acreditamos que essas são as principais para gerar valor e que fazem mais sentido para nossos clientes”.

WhatsApp Image 2020 07 10 at 09.36.41Apesar de não abrir expectativas ou projeções quanto ao número de usuários que adotarão a ferramenta, Filho diz que, desde o seu lançamento em formato “soft launch”, ocorrido apenas em São José dos Campos semanas antes da data oficial, a adoção da 99Pay está acima da média prevista para este momento. Entre os motivos está o marketing mais agressivo adotado recentemente com uma série de descontos em corridas e em entregas da 99Food, além de cashback. “Mas há também o fato de o brasileiro já saber o que é uma carteira digital. Acredito que a adoção das carteiras será mais acelerada (no Brasil).”, acredita o diretor.

Momento de estudos

No momento, a 99 estuda como a carteira digital vai se comportar nessas quatro primeiras cidades e, aos poucos, vai expandir para o resto do Brasil. Está na fase de análise comportamental do produto e de como os clientes reagem a ele. “Queremos entender o approach local. Vamos expandir gradualmente, tentando manter um bom nível de atendimento e escalar num ritmo que a gente continue entregando nossos serviços com qualidade. Estamos fazendo de forma consciente, não queremos acelerar mais do que o necessário. Queremos entender como as pessoas estão usando o produto. O ritmo de tração vai depender do retorno do produto”, resume.

Sobre uma possível oferta de cartões de crédito ou débito aos clientes, Filho responde que o serviço é até cogitado, mas não é o foco no momento.

WhatsApp Image 2020 07 10 at 09.36.42 1Perguntado se a ideia é ser mais um super-app, o executivo explica que a proposta não é transformar o aplicativo em um “saco de gatos”. A ideia é que os serviços ofertados tenham sinergia entre si e que possam atrair também aqueles que estão se inserindo no meio digital. “Estamos focados na educação do usuário, para a pessoa se acostumar gradualmente, de forma que a gente colete o feedback dele sobre o que oferecemos e, aos poucos, vamos customizando o produto de acordo com esse retorno”, diz.

PIX

A 99 não divulga o nome da instituição financeira parceira que está por trás para que a empresa possa ser uma fintech. Porém, garante ser credenciada pelo Banco Central e que a 99Pay estará integrada ao sistema de pagamentos instantâneos (PIX) tão logo este seja lançado.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!