| Originalmente publicada no Teletime | A Anatel publicou nesta terça-feira, 4, um balanço sobre as reclamações em serviços de telecom ao longo do primeiro semestre. No período, 1,52 milhão de queixas foram registradas pela agência, uma queda anual de 2%. Por outro lado, foi verificada uma alta de dois dígitos nas reclamações na telefonia móvel pré-paga (21,6%).
Pré-pago e pós -pago
Na telefonia pré-paga, a TIM foi a empresa mais questionada, com 100 mil reclamações no primeiro semestre (alta de 5,7%). No período, grandes crescimentos percentuais ocorreram tanto na Claro (47 mil reclamações, em alta anual de 57,1%) quanto na Vivo (43,7 mil, em salto de 38,9%). Já a Oi teve 33,6 mil queixas, em crescimento de 15,9%. No total, 227,8 mil solicitações foram registradas sobre serviços pré-pagos.
No segmento pós-pago, o cenário foi distinto. As reclamações caíram 6,7% (para 497,1 mil), em movimento puxado pela TIM. A empresa ainda lidera em número absoluto de incidentes (foram 147,2 mil), mas diminuiu o volume em 29%. No mesmo período, as queixas sobre a Claro cresceram 12,6% (para 138 mil) e as da Vivo, 6,4% (118,9 mil). Já a Oi ficou estável em 68 mil.