Em um balanço parcial sobre as chamadas abusivas, a Anatel detectou que 376 usuários realizavam mais de 100 mil chamadas curtas (de até 3 segundos) em um único dia. Juntos eles fizeram um total de 4,2 bilhões de chamadas curtas ao longo dos 30 dias anteriores à expedição da cautelar contra a prática abusiva de telemarketing.

Em relatório apresentado na coletiva de imprensa logo após a reunião do conselho da Anatel nesta quinta-feira, 4, a Anatel mostra que houve uma queda de 55% do volume de chamadas curtas geradas pelas prestadoras em seis semanas. Em números, caiu de 1,21 bilhão – volume da primeira semana da publicação da cautelar (semana seis do gráfico, de 6 de junho) para 550 milhões de ligações no período de 10 a 16 de julho (semana 11 do gráfico).

chamadas abusivas; Anatel

Gráfico sobre chamadas abusivas. Fonte: Anatel

Ao fim do período de adaptação estabelecido pela cautelar, 186 desses usuários tiveram seus recursos de telecomunicações bloqueados por 15 dias por infringirem o limite estabelecido na cautelar de 100 mil chamadas curtas diárias.

Em seguida, a Anatel recebeu 59 pedidos de desbloqueio de 44 empresas. Desse total, 45 pedidos foram deferidos, com a suspensão do bloqueio; cinco foram indeferidos por motivo de reincidência ou inadequação do termo; e nove aguardam a complementação de informações.

Vale dizer que os números e o gráfico apresentado é um consolidado do tráfego total de chamadas curtas apresentadas pelas seguintes empresas: TIM, Algar, Oi, Datora, Cambridge, Transit, Big Telco, GT Group, Itelco, Agera, Vonex, Telecall, Tarifar, Americanet, Agil e TVN.

“Existe uma tendência de queda contínua de ligações indesejadas. É algo realmente bastante eficiente”, comentou o relator da matéria sobre robocalls, Emmanoel Campelo.

O conselheiro da Anatel disse ainda que abrirá nesta sexta-feira, 4, uma consulta pública para a implementação de mais ações para combater o telemarketing abusivo. “Uma das sugestões é fazer a marcação digital com logo e nome da empresa para facilitar a identificação de todas as chamadas”, adiantou.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!