Dos três maiores fabricantes de telefones celulares nos EUA, a Apple foi a única a ganhar share no mercado norte-americano, com crescimento de 1,9 ponto percentual (pp) entre abril e julho deste ano, de acordo com a pesquisa da consultoria comScore. O ranking de base instalada de telefones móveis continua sendo liderada pela Samsung, que tem 25,6% do mercado daquele país, registrando uma queda de 0,3 pp no share. A segunda colocada, LG, com 18,4% de share, perdeu 0,8 pp da sua participação. Em ascensão, a Apple representa 16,3% do mercado de telefones móveis, seguida pela Motorola, com 11,2% (queda de 1,3 pp em relação a abril) e pela HTC, com 6,4% (crescimento de 0,4 pp). No período da pesquisa encerrada em julho, 234 milhões de americanos acima de 13 anos fizeram uso de aparelhos de telefonia móvel.
Houve um aumento de 7% no número de americanos utilizando smatphones. Hoje são mais de 114 milhões de pessoas com acesso a esse dispositivo móvel nos EUA. O sistema operacional da Google, Andoid, é utilizado por mais da metade dos usuários (52,2%), com alta de 1,4 pp em relação abril. O iOS, da Apple, permanece em segundo lugar, com 33,4% do mercado, apresentando um crescimento de 2 pp, maior, portanto, que o do concorrente. A RIM aparece em terceiro lugar, com 9,5% e queda de 2,1 pp em relação ao trimestre passado. A Microsoft vem em quarto lugar, com 3,6% do mercado e baixa de 0,4 pp e o Symbian, em quinto, com 0,8% e baixa de 0,5 pp.
Dos 234 milhões de americanos com aparelhos móveis, 75,6% enviam mensagens de texto (alta de 1,5 pp); 52,6% fazem download de aplicativos (alta de 2,4 pp); e 51,2% navegam em browsers (alta de 2,2 pp). 37,9% dos usuários acessam redes sociais e blogs (alta de 1,9 pp); 33,8% utilizam jogos nos aparelhos (alta de 0, 7 pp) e 28,3% escutam música pelo celular (alta de 2,5 pp).
A pesquisa da comScore foi realizada no trimestre encerrado em julho com 30 mil usuários de telefones móveis nos Estados Unidos.