Ao fim de junho, 0,65% dos smartphones no mundo estavam infectados com algum malware. Essa é a estimativa feita pelo Kindsight Security Labs, da Alcatel-Lucent, em seu mais novo relatório sobre segurança digital. Com base nessa taxa de infecção, seus analistas estimam que haja 15 milhões de smartphones infectados, sobre um total de 2,3 bilhões. Um ano atrás, a taxa de infecção estava um pouco acima de 0,5%. A empresa ressalta que sua estimativa é conservadora pois seus sensores não estão presentes em mercados considerados com alta taxa de infecção, como Rússia e China. Dentre os infectados, 60% usam o sistema operacional Android.
A ameaça móvel que mais cresce são os spywares. De acordo com o relatório, quatro dos 10 principais novos malwares são spywares, vírus especializados em coletar dados pessoais dos telefones infectados, como localização e histórico de chamadas, de mensagens e de navegação na web.
Forum Mobile+
A segurança na camada móvel da rede será tema de debate durante a sétima edição do Forum Mobile+, no dia 1 de outubro, no WTC, em São Paulo. Haverá um painel dedicado ao assunto com a participação de Claudio Saes, arquiteto sênior da Alcatel-Lucent; Jorge Escobar, arquiteto de soluções para as Américas da Arbor; e Messias Maduro, diretor de vendas de seguranã Nokia Networks na América Latina.
O Forum Mobile+ é organizado pela Converge Comunicações e promovido por MOBILE TIME, TELETIME e TI INSIDE. Para conhecer a grade atualizada e obter informações sobre inscrições, acesse o site do evento ou ligue para 0800-77-15-028.