A Apple enviou ao mercado 4,7 milhões de unidades do seu relógio no segundo trimestre de 2018, um aumento de 38,4% em relação aos 3,4 milhões de Apple Watches um ano antes. Com o resultado, a companhia lidera o segmento com 17% de market share, informa a IDC nesta terça-feira, 4. O incremento do negócio da Apple em wearables deu-se pela contínua demanda por dispositivos com conectividade LTE. Um ano antes a fatia de mercado da companhia era de 13%, atrás da Xiaomi.
Com 4,2 milhões ante 3,5 milhões de unidades enviadas no mesmo período em 2017, a Xiaomi teve um crescimento de 19,8%. Esse aumento aconteceu pela diversificação em seu portfólio, que possui sapatos conectados, relógios conectados e variantes de sua pulseira Mi Band. Na comparação ano a ano, a fatia de mercado da companhia chinesa saltou de 13,3% para 15%.
Em terceiro está a Fitbit. A quantidade de envios caiu de 3,4 milhões para 2,7 milhões de dispositivos. O impacto foi causado principalmente por vender pulseiras básicas aos consumidores. Como reflexo, o market share também teve queda, de 12,8% para 9,5%.
Atrás da Fitbit está a Huawei, com o maior crescimento no segmento, 118%. A empresa chinesa enviou ao mercado 1,8 milhão de unidades e passou a ter uma fatia de 6,5%. Um ano antes, a companhia enviou 800 mil unidades e tinha 3,1% de market share. Para a IDC, o motivo do sucesso da Huawei está na expansão de seu mercado fora da China, além da estratégia com venda de produtos em duas marcas: Huawei e Honor.
Por fim, a Garmin fecha o ranking dos cinco principais vendedores de vestíveis. A companhia teve um aumento de 4,1% nos equipamentos enviados ao mercado com 1,5 milhão de unidades, um ano antes havia distribuído 1,4 milhão. Ainda assim, o seu market share teve uma ligeira queda, de 5,4% para 5,3%. Na análise, a companhia ficou à frente de Samsung pelo sucesso nas vendas da linha de dispositivos Vivo e do smartwatch Approach S10.
Ao todo foram enviadas 28 milhões de unidades de wearables, um crescimento de 5,5% em relação ao segundo trimestre de 2017. Segundo a IDC, um dos destaques foi a região latino-americana, que aumentou14% devido à busca por pulseiras conectadas básicas e smartwatches.
Os principais vendedores de wearables no 2º trimestre de 2018 (envios em milhões) | |||||
Companhia | 2T18 Envios | 2T18 Share | 2T17 Envios | 2Q17 Share | Crescimento ano a ano |
1. Apple | 4,7 | 17,0% | 3,4 | 13,0% | 38,4% |
2. Xiaomi | 4,2 | 15,1% | 3,5 | 13,3% | 19,8% |
3. Fitbit | 2,7 | 9,5% | 3,4 | 12,8% | -21,7% |
4. Huawei | 1,8 | 6,5% | 0,8 | 3,1% | 118,1% |
5. Garmin | 1,5 | 5,3% | 1,4 | 5,4% | 4,1% |
Outros | 13,0 | 46,6% | 13,8 | 52,4% | -6,2% |
Total | 27,9 | 100,0% | 26,4 | 100,0% | 5,5% |