A pandemia quase acabou com o Cirque du Soleil, por conta do cancelamento dos shows. Depois disso, a empresa entendeu que precisava diversificar seus negócios para não passar por esse risco de novo e uma das suas principais apostas está em conteúdo digital. Uma das novidades será o lançamento em outubro de um “fast channel”, como são chamados canais de streaming com conteúdo linear e acesso gratuito bancado por publicidade.
A novidade foi compartilhada por Anne Belliveau, chief customer experience officer da companhia, durante o evento SAP Now, nesta quarta-feira, 4, em São Paulo. “A pandemia praticamente colapsou o modelo de negócios do Cirque du Soleil. A empresa precisou pivotar”, justificou a executiva.
Vídeos do Cirque du Soleil para redes sociais e canal de streaming
Uma das primeiras medidas da empresa depois da pandemia foi melhorar a divulgação dos variados tipos de shows que o grupo faz, que não se limitam a apresentações de circo, mas abrangem também eventos corporativos, cabaret e teatro. Outro desafio era conseguir manter seu público engajado fora dos shows.
“Vendemos 11 milhões de tíquetes por ano no mundo. Mas as pessoas não ficam no nosso ecossistema. No máximo recebem um email dias depois do show”, comentou.
A solução encontrada foi a criação de uma nova vertical de negócios, chamada de “Studio”, para a produção de conteúdo digital, incluindo vídeos para canais em plataformas digitais como YouTube e Instagram; música; jogos; e AR/VR.
Há vídeos com cortes de shows, mas também exibições dos artistas fora dos palcos, e ativações da marca e de seus patrocinadores. A nova estratégia foi lançada em fevereiro deste ano e desde então a empresa conseguiu atrair milhões de seguidores dentro das redes sociais, passando a gerar receita com publicidade nesses canais.
A próxima novidade será o fast channel, com conteúdo 24/7, adaptado para diferentes mercados e traduzido para várias línguas. Ele estará disponível em diversas plataformas e dispositivos, como smart tvs. E a expectativa é de que se torne uma fonte de receita importante a médio prazo para a companhia.
Todo o controle de custos do Cirque du Soleil dando suporte à sua reestruturação de modelo de negócios é feito através de sistemas da SAP.
Foto no alto: Anne Belliveau, chief customer experience officer do Cirque du Soleil, durante o SAP Now (Crédito: Fernando Paiva/Mobile Time)
*O jornalista viajou a convite da SAP