Duas franquias de jogos dos videogames estão no caminho para se tornar os maiores sucessos da história dos mobile games, o game de corrida Mario Kart Tour (Android, iOS) e o jogo de tiro em primeira pessoa Call of Duty Mobile (Android, iOS). Na manhã desta sexta-feira, 4, o estúdio Activision Blizzard confirmou mais de 35 milhões de downloads do Call of Duty desde seu lançamento na última terça-feira, 1º.
Os resultados colocam o CoD Mobile como o principal sucesso na categoria de tiro em primeira ou terceira pessoa, à frente de jogos como Garena Free Fire e PUBG Mobile.
Mario Kart
Em uma análise mais criteriosa e detalhada na última quinta-feira, 3, a Sensor Tower informou que o jogo de corrida da Nintendo teve mais de 90 milhões de downloads. Em sua primeira semana de operação, o game tornou-se o principal lançamento da companhia japonesa em dispositivos móveis.
Se juntar todos os grandes lançamentos mobile do passado da Nintendo, excluindo o Pokémon Go, que é licenciado para a Niantic, não dá metade dos downloads (44%) do Mario Kart Tour. Acumulados, os jogos Fire Emblem, Super Mario Run, Animal Crossing, Dr. Mario World e Dragalia tiveram 39,82 milhões de instalações em suas primeiras semanas de lançamentos.
Das instalações do Mario Kart, 53,5 milhões (59,5%) foram em dispositivos Android e 36,5 milhões (40,5%) no iOS. O Brasil foi o segundo país com mais downloads, 10,7 milhões, 11,8% do total. Ficou atrás apenas dos Estados Unidos, com 13,2 milhões de instalações, 14,7% do total.
Na divisão por receita a conta inverte, dos US$ 12,7 milhões obtidos, 75,5% (US$ 9,6 milhões) vieram dos usuários de dispositivos Apple, enquanto 24,5% (US$ 3,1 milhões) foram de donos de handsets Android. Por países, os EUA registraram a maior receita (US$ 5,8 milhões ou 45,4% do total), seguido por Japão (US$ 4 milhões, ou 31,3%) e França (US$ 752 mil ou 6,4%).