A queda do WhatsApp no início da tarde desta segunda-feira, 4, não interferiu nas redes móveis das principais operadoras brasileiras, afirmam Oi, TIM, Vivo e Claro. Em resposta a Mobile Time,  as quatro operadoras comunicaram que suas redes operam normalmente, sem qualquer sobrecarga ou interferência. Uma das hipóteses para os relatos encontrados no Twitter, por exemplo, seria que, com a ausência do app de mensageria, os clientes estariam ligando mais e, com isso, teria sobrecarregado a rede móvel.

“A Oi informa que não há falha generalizada na sua rede e que seus serviços estão operando normalmente”, enviou o comunicado a assessoria de imprensa da Oi.

“A Claro informa que sua rede está operando normalmente”, disse a Claro, por sua vez.

A assessoria da TIM também não registrou nenhuma alteração em seus serviços móveis: informou que está operando normalmente e que o problema nos aplicativos não é com a operadora, mas nas plataformas over-the-top (OTT). E a Vivo também informou a Mobile Time que sua rede esteve normal durante esta segunda-feira.

No entanto, segundo dados do site DownDetector, às 13h24, a Claro registrou instabilidade com pico de reclamações de seus serviços. Entre os problemas mais notificados estavam rede móvel (44%) e falha geral (34%).

Na Oi, o pico foi bem menor, por volta de 12h30, com 47% das reclamações sobre falha geral e 33% sobre redes móveis.

O ponto alto das reclamações sobre a Vivo ocorreu às 12h38 e a rede móvel teria sido a mais afetada, com 42% das queixas e 36% de falha geral.

E, no caso da TIM, às 12h40 começaram as reclamações, sendo a Internet a principal questão de seus usuários, com 61% das queixas, e 20% delas sobre Internet móvel e 19%, falha geral.

 

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