A queda do trio WhatsApp, Facebook e Instagram provocou instabilidade também em outros serviços digitais e até nas redes de telefonia móvel, reportam consumidores na Internet. Sem poder se comunicar através dos três apps mais populares do Brasil, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps, a população recorreu a outros canais como o Telegram e as chamadas telefônicas. O problema é que isso gerou uma sobrecarga nesses serviços, provocando instabilidade. Mobile Time coletou relatos de diversas pessoas que tiveram dificuldade, ao longo da tarde desta segunda-feira, 3, de usar o Telegram e de fazer ligações pelo celular.
Consultadas por Mobile Time, as operadoras, contudo, negam que tenha havido falha generalizada em seus serviços.
Análise
O impacto causado em outros serviços confirma a dependência do Brasil em relação ao WhatsApp. O app é responsável por boa parte da comunicação no dia a dia da população. Por sinal, 62% dos usuários do WhatsApp afirmaram, na última pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, que realizam mais chamadas de voz pelo app de mensageria que pelo plano de minutos de sua operadora móvel. Logo, quando o WhatsApp sai do ar, ele gera um aumento súbito de demanda de outros apps e serviços de comunicação, que não estão preparados para atendê-la.