[Atualizada em 19h35 com a volta dos serviços] WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger passaram quase seis horas fora do ar, entre 12h40 e 19h30 (horário de Brasília). O apagão foi causado por um problema técnico relacionado ao DNS. O primeiro a voltar a funcionar foi o Facebook, seguido por Messenger, Instagram e WhatsApp.

No fim da tarde, o CTO do Facebook, Mike Schroepfer, escreveu no Twitter: “Nossas sinceras desculpas a todos os afetados pela interrupção dos serviços do Facebook neste momento. Estamos passando por problemas em nossas redes e nossos times estão trabalhando para resolver essa situação o mais rápido possível”. 

WhatsApp, Instagram e Facebook são os únicos aplicativos presentes na home screen de mais de 30% dos smartphones brasileiros, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil: WhatsApp (56%), Instagram (41%) e Facebook (41%). É sabido também que o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones brasileiros e o Instagram, em 82%, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel.

O País para

O WhatsApp é o aplicativo mais popular do País, utilizado por pessoas de todas as idades, classes sociais e regiões para comunicação com amigos, familiares e colegas de trabalho. Quando sai do ar, o Brasil para. Nos primeiros minutos, as pessoas suspeitaram que se tratava de algum problema na sua conexão de Internet, para depois entenderem que é apenas no WhatsApp – e/ou nos apps do mesmo grupo, neste caso.

Com tantas comunicações cada vez mais dependentes do WhatsApp, inclusive marcas e empresas, é difícil calcular o prejuízo de cada hora fora do ar. Uma consequência provável é mais gente experimentando apps similares, especialmente para comunicação instantânea. 

O maior candidato a herdar usuários insatisfeitos do WhatsApp é o russo Telegram, que vem registrando uma ascensão meteórica nos últimos anos e hoje está instalado em 53% dos smartphones nacionais. O Signal, que foi muito falado no começo do ano depois de ser citado por Elon Musk, está em 12%, mas seu público avançou em engajamento nos últimos seis meses, passando de 29% para 39% a sua base de usuários que abre o aplicativo todo dia ou quase todo dia, informa Panorama Mobile Time/Opinion Box.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!