A poucos dias do primeiro turno das Eleições 2024, o e-Titulo (Android, iOS), aplicativo da Justiça Eleitoral, se tornou o mais baixado no Brasil. Desde 29 de setembro, o app ocupa a liderança diária na soma das lojas App Store e Google Play, de acordo com dados do AppMagic, com cerca de 200 mil downloads por dia. Está à frente de gigantes como Instagram, Tik Tok, Mercado Livre e Threads.

Seu melhor desempenho até agora foi no dia 29 de setembro, quando registrou 244 mil downloads. Depois disso, nos dias seguintes, até 3 de outubro, ficou entre 190 mil e 200 mil. Para se ter uma ideia, um mês antes, em agosto, o e-Título registrava menos de 30 mil downloads diários e não figurava nem entre os 100 mais baixados do país.

e-Título entre os documentos mais presentes no smartphone brasileiro

Em julho deste ano, o e-Titulo estava presente no smartphone de 44% dos brasileiros, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre identificação e autenticação digitais.

e-título

O e-Título substitui a versão física do título de eleitor para apresentação na seção eleitoral, no dia da votação. O app informa se o eleitor conta com biometria facial verificada; mostra em um mapa o local de votação; e traz notificações sobre a sua situação eleitoral.

Ilustração no alto: Nik Neves para Mobile Time