Art Hu Lenovo

Arthur Hu é vice-presidente sênior e CIO da Lenovo. O executivo participará do Web Summit 2019, evento de tecnologia em Lisboa, que começa no dia 7 de novembro, mas conversou antes com Mobile Time

Direitos de dados como direitos humanos e inovações tecnológicas serão temas debatidos por Arthur Hu, vice-presidente sênior e CIO da Lenovo, em painel e sessão a serem realizados no dia 7 de novembro, no Web Summit 2019, evento sobre tecnologia que acontece em Lisboa. Executivo da empresa desde 2009, Hu acumula experiências profissionais em áreas como arquitetura empresarial e transformação de negócio, com passagens por empresas como McKinsey & Company e Amazon. Diversidade e inclusão, transformações da Inteligência Artificial e reflexões sobre o mercado brasileiro de tecnologia são alguns dos temas da entrevista exclusiva para Mobile Time.

MOBILE TIME – O senhor afirmou em uma entrevista recente que a Lenovo tem uma estratégia clara de três vias: PCs, data centers e mobilidade. O senhor poderia nos contar sobre que tipo de inovação nessas três áreas os consumidores podem esperar?

Arthur Hu – Nossa estratégia de três vias está focada em aproveitar o principal diferencial da Lenovo – nosso portfólio completo de produtos e soluções. A Lenovo é única, pois nossos produtos e soluções incluem todo o espectro de tecnologia – da infraestrutura corporativa (servidores e dispositivos de rede) a computadores pessoais e celulares –, a soluções e serviços orientados por IA e Big Data. Esse escopo permite que a Lenovo traga uma experiência melhor para um mundo mais conectado.

Primeiro, a IoT inteligente forma a textura essencial para este mundo conectado. Para a Lenovo, a IoT inteligente significa que nossos dispositivos atuais se tornam mais inteligentes. Estão sempre conectados, são fáceis de colaborar com outros dispositivos, adaptáveis às suas necessidades, com interações de linguagem natural, conexão perfeita à nuvem e proteção aprimorada de segurança e privacidade.

Segundo, infraestrutura inteligente, que fornece o poder de computação, armazenamento e rede para dar suporte à inteligência. Você costuma ouvir termos diferentes para data centers, e isso porque a Lenovo oferece um rico portfólio de data centers para atender a diferentes necessidades de diferentes clientes – data centers tradicionais para aplicativos principais da empresa; definido por software para clientes que precisam de melhor agilidade e flexibilidade; hiperescala para empresas de nuvem pública; e computação de alto desempenho para computação científica.

Por fim, nossas soluções verticais inteligentes reúnem as duas primeiras de maneira a criar novo valor para nossos clientes. Para todos os setores verticais selecionados, nossa Smart IoT personalizada gera dados. Depois, com o poder de computação da Smart Infrastructure, esses dados são classificados, limpos e analisados por nossas ferramentas de big data cada vez mais maduras. Finalmente, combinando esses dados com os algoritmos avançados que estudaram o conhecimento da indústria, os processos e mecanismos de decisão existentes, podemos treinar e gerar um modelo que fornece insights para aprimorar drasticamente os processos, ou a tomada de decisão na cadeia de valor ou caso de uso específico.

Essa abordagem é realmente o cerne do nosso compromisso em criar uma tecnologia mais inteligente para todos. Acreditamos que a tecnologia mais inteligente pode resolver problemas, criar oportunidades e transformar a maneira como todos vivemos. A Lenovo está focada em uma visão ousada de oferecer ‘tecnologia mais inteligente para todos’, desenvolvendo tecnologias que mudam o mundo e que criam uma sociedade digital mais inclusiva, confiável e sustentável – para todos, em todos os lugares.

 Em um artigo o senhor escreveu: “A Lenovo passou de um vendedor de PCs para uma empresa global de TI, que fornece produtos e soluções de negócios para clientes em todo o mundo. A nova TI significa que a tecnologia está impulsionando o futuro com a transformação inteligente”. Poderia nos dizer as características mais importantes dos CIOs nesse negócio e o que considera uma transformação inteligente?

Simplificando, a Transformação Inteligente é o que acontece quando os dispositivos e a infraestrutura do data center com inteligência artificial (AI) trabalham juntos para criar soluções poderosas. Você pode ver que a Transformação Inteligente está acontecendo em vários níveis dentro da Lenovo: as ferramentas e sistemas que todos usamos; como as empresas fazem negócios, seu modelo operacional; e os produtos e serviços que estão sendo construídos, o modelo de negócios. A Lenovo está se transformando nesses três e liderando o caminho na Transformação Inteligente.

Como CIO, parte do meu trabalho é garantir que essas ideias se enraízem em nossas próprias operações de TI. Isso significa usar a IA e o aprendizado de máquina para criar bots e ferramentas de autoatendimento que otimizam nossas operações, ou melhoram a experiência de nossos funcionários. Testamos nossas ideias e nossos produtos em nosso próprio trabalho. Isso permite entender profundamente as soluções que estamos levando para nossos clientes e como elas podem ser aplicadas em suas empresas.

Esse tipo de aplicação inteligente – entender como uma tecnologia pode ser usada para melhorar as operações comerciais – é uma parte significativa do trabalho de qualquer CIO. Mas é apenas parte disso. Cada vez mais as organizações de TI e os CIOs estão sendo solicitados a assumir uma função mais central em seus negócios. Essa é a nova TI mencionada. Não basta que a TI “mantenha as luzes acesas”, precisamos entender os negócios e a estratégia da empresa de maneira a ajudá-los a cumprir suas metas de crescimento. A principal característica de qualquer profissão de TI nessa nova TI é a resolução de problemas. Quero que minha equipe entenda os negócios tão profundamente que eles possam ajudar a resolver os problemas dos parceiros de negócios antes mesmo de reconhecê-los.

Um dos assuntos que o senhor debaterá no Web Summit são dados e direitos humanos. Quais são as suas preocupações mais importantes sobre esse problema na Lenovo?

Sem dúvida, a Lenovo acredita que os direitos aos dados – propriedade e acesso aos seus dados pessoais armazenados e coletados pelas empresas – são direitos humanos. Nosso mundo está mais conectado do que nunca. Criamos uma nova pegada digital com praticamente todas as nossas interações. Como indivíduos, precisamos entender como, quando e onde estamos deixando as trilhas digitais.

As empresas de tecnologia, incluindo a Lenovo, precisam ser transparentes sobre como coletamos e usamos essas informações e, o mais importante, ser bons administradores dessas informações. Como CIO isto ocupa grande parte do meu trabalho.

Como empresa líder global, com operações em 180 mercados, a Lenovo sempre se comprometeu com a proteção dos direitos de dados de parceiros e consumidores e promove o estabelecimento de um ecossistema de dados seguro e padronizado, com base nos princípios básicos de confiança e respeito mútuos.

Em termos de conformidade, cumprimos absolutamente os regulamentos de gestão relevantes de todos os países em que atuamos e protegemos efetivamente os direitos e interesses de parceiros e consumidores em escala global. Nossas equipes estão comprometidas em melhorar nossa posição de segurança em todas as oportunidades.

A Inteligência Artificial será um tópico importante em algumas apresentações realizadas no Web Summit. Como podemos preparar as próximas gerações para aprender a desenvolver e lidar com novos dispositivos e software interativos?

A realidade é que a IA já está conosco. Seu revendedor favorito usa IA quando recomenda produtos específicos. Essas recomendações são o resultado da coleta de informações sobre suas preferências e hábitos de compra. Em seguida, eles personalizam sua experiência de compra, sugerindo novos produtos adaptados aos seus hábitos.

Como CIO, a principal questão que vejo na IA é como as empresas programam essas ferramentas. A IA é forte apenas como a entrada que os humanos fornecem. Algoritmos podem ser criados para que as máquinas possam procurar os padrões nos dados, mas se os dados estiverem incompletos, você obterá resultados defeituosos. É a diferença entre saber que uma fruta redonda vermelha é uma maçã, mas que nem todas as frutas vermelhas redondas são maçãs.

Isso torna a diversidade de tecnologia realmente importante. Precisamos de diversas pessoas que estão construindo e testando essas tecnologias.

Web Summit desenvolveu um programa para incluir mulheres em tecnologia no evento. Quais são os objetivos da Lenovo na promoção da diversidade, inclusão e igualdade de mulheres e minorias na empresa?

Acreditamos que Diversidade e Inclusão são fatores cruciais da Transformação Inteligente. A inovação disruptiva vem de múltiplas perspectivas de diversas pessoas que estão construindo as tecnologias transformadoras que estão remodelando nosso mundo.

Temos que representar a diversidade dos clientes que atendemos. Agora, mais do que nunca, quem somos é importante. Não é apenas o que fazemos.

Na Lenovo temos vários programas projetados para ajudar mulheres e minorias sub-representadas a prosperar em nossa empresa. E vimos fortes resultados: as mulheres representam quase 20% de nossos executivos, com mais de 20 nacionalidades diferentes, entre os 100 principais executivos. Nossos funcionários representam mais de 60 países e falam mais de 100 idiomas diferentes.

O senhor poderia explicar o que o Brasil significa para a operação mundial da Lenovo? Quais são os próximos investimentos e projetos da empresa no País?

Dois anos atrás, a Lenovo mudou sua estratégia no Brasil. Os resultados foram significativos: em janeiro de 2018, a operação brasileira da Lenovo se tornou financeiramente sólida pela primeira vez em sua história e permaneceu assim nos trimestres seguintes do ano. Segundo a IDC, a Lenovo encerrou 2018 com o mercado consumidor líder, com 18,6% de participação de mercado. Ainda de acordo com a consultoria, a empresa cresceu 21,3% ano a ano, enquanto o mercado como um todo teve um encolhimento de 1,7%.

A Lenovo Brasil está focada no fortalecimento da operação de PCs e no investimento em inovação e novas tecnologias para aprimorar o mercado premium e intermediário.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!