[Atualizado às 14h34 do dia 7/11/2024 com valores atualizados de sideloading] O head de parcerias do Android no Brasil, Marcelo Ferrante, informou que mais de 1 milhão de usuários no Brasil aderiram à solução antirroubo do sistema operacional pouco mais de um mês após o lançamento da versão 15 do Android. A informação foi compartilhada durante o lançamento de novas soluções para pagamentos Pix no ecossistema do Google nesta segunda-feira, 4.

Vale lembrar, a companhia apresentou em junho deste ano a solução antirroubo com exclusividade para o Brasil que consiste em quatro ferramentas:

  • Bloqueio de detecção de roubo de smartphone;
  • Bloqueio de dispositivo offline do handset;
  • Localização e bloqueio remoto do telefone celular;
  • Além de uma repaginada na função ‘encontre meu dispositivo’.

Além da adoção das funções antirroubo, Ferrante também confirmou que uma solução em testes do Google Play Protect bloqueou mais de 14 milhões de tentativas de sideloading (prática de download de app fora da Play Store) de 38 mil apps suspeitos em sua base de usuários no Brasil até o momento em 2024.

Segurança na Carteira do Google

Além das novidades em pagamentos e dos dados de segurança do Android, o Google confirmou que está lançando o modo noturno do Pix em sua Carteira (Android). Com isso, os usuários poderão fazer transferências apenas para chaves Pix de pessoas físicas e jurídicas conhecidas (que o usuário fez transações no passado) entre 20h e 6h no horário oficial de Brasília.

Para usar essa opção, o consumidor deve:

  1. Atualizar a Carteira do Google na versão mais recente da Play Store;
  2. Abrir a wallet e o menu;
  3. Entrar em ‘configurações da Carteira’;
  4. Selecionar ‘Modo noturno do Pix’ e ativar a ferramenta;

Uma vez ativada essa proteção, o usuário terá a transferência bloqueada caso tente efetuar uma operação financeira com a Carteira do Google no modo noturno para um desconhecido.

Imagem principal: Marcelo Ferrante, head de parcerias do Android no Brasil (divulgação)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!