A Rede Bom Dia e o Diário de S. Paulo, do Grupo Traffic, decidiram, desde o início de 2012, investir no formato mobile do seu noticiário. “Começamos com um site mobile bem simples, praticamente igual à web. Com o tempo, fomos percebendo que o usuário mobile demanda uma versão específica”, explica Felipe Machado, diretor de mídias digitais da Rede Bom Dia.
Desde agosto, então, o Grupo decidiu adotar aplicativos para a navegação mobile desenvolvidos pela Lecom, empresa especializada em soluções de comunicação digital. De acordo com Machado, com os aplicativos a navegação pelos dispositivos móveis tornou-se mais agradável para os leitores: “O desafio é integrar quase todo o conteúdo do site para mobile, sem que o usuário tenha dificuldades para navegar”. No entanto, a empresa ainda está testando as possibilidades do novo canal. “O mobile é mais rápido, mais dinâmico, precisa de mais atualização. Ainda estamos experimentando e, aos poucos, integramos mais conteúdo do site”, diz Machado.
Segundo o diretor de mídias digitais, aproximadamente 15% da audiência da Rede Bom Dia já acessam as notícias por smartphones ou tablets, e a tendência é que esse percentual seja cada vez maior. “O número de usuários mobile cresce bem rápido. Esse é, sem dúvida, um movimento irreversível”, analisa. Os aplicativos, disponíveis para iOS e para Android, são gratuitos e contam com espaço dedicado à publicidade. “Não temos intenção de cobrar por acesso a conteúdo na versão mobile. A publicidade nos aplicativos ainda não é muito representativa, porque ainda há uma dificuldade de vender (espaço publicitário) só para mobile. Mas a tendência é aumentar o feedback dos clientes”, arrisca.