O smartphone top de linha da Huawei, o Ascend P6, começou a ser vendido no Brasil nesta quarta-feira, 4, pelo site da Submarino ao preço de R$ 1.499 e com garantia de dois anos. A partir do dia 9, estará também nos sites da Americanas.com e do Shoptime.

O Ascend P6 é um smartphone extremamente fino: tem apenas 6,18 mm de espessura e pesa 120g. O aparelho tem processador quadcore de 1,5 GHz, sistema operacional Android Jelly Bean, tela de 4,7 polegadas, conectividade HSPA+ e bateria de 2.000 mAh. O produto está disponível no Brasil nas cores preta e rosa.

O lançamento acontece com uma semana de atraso em relação à previsão original, que era 25 de novembro.

Análise

O que falta para a Huawei é a construção de uma marca que seja lembrada e valorizada pelo consumidor brasileiro. Ainda há certa desconfiança do público em relação à qualidade dos telefones móveis chineses. Em certa medida isso se deve à enxurrada de aparelhos piratas de baixa qualidade provenientes da China. O consumidor desconhece, contudo, que os modelos de todas as grandes marcas também são fabricados na China, senão por completo, pelo menos em boa parte de seus componentes.

A dificuldade de fixar sua marca pode ter sido a razão para a Huawei oferecer dois anos de garantia no P6, enquanto a maioria dos concorrentes oferece apenas um. Talvez coubesse uma campanha de marketing para associar a ideia de qualidade à imagem da empresa.