Por mais que se prepare uma viagem com antecedência, consultando guias e sites especializados, como Trip Advisor, as chances são grandes de eventualmente passarmos perto de coisas muito bacanas e não nos darmos conta. Pode ser um novo bar da moda com uma cerveja artesanal que você iria adorar, ou uma deliciosa sorveteria caseira escondida em uma ruela. A melhor solução costuma ser pegar dicas com amigos locais. Outra é usar o aplicativo Field Trip. Ele funciona como um guia turístico personalizável, oferecendo recomendações ao longo do dia com base na localização e nos gostos do usuário.
O Field Trip é alimentado por dezenas de sites de resenhas e dicas turísticas, a maioria dos EUA e da Europa. Eles são agrupados em oito temas: Arquitetura; Jogos; Locais Históricos; Estilo de vida; Ofertas e promoções; Comida, bebida e diversão; Legal e exclusivo; Arte e museus. Alguns são específicos para determinadas cidades, como o Hidden London, que indica lugares históricos escondidos na capital britânica, ou o San Francisco Mural Project, que lista murais de arte espalhados por São Francisco. Há ainda opções para Madri, Roma, Paris, Dublin e várias outras capitais europeias e cidades norte-americanas. E há também fontes de conteúdo globais, como o Songkick, que dá dicas de shows ao redor do mundo. Conforme se caminha pela cidade, o app envia notificações com dicas próximas. É possível ligar ou desligar os alertas e definir se deseja que eles sejam frequentes ou ocasionais. Cada dica é acompanhada de um texto sobre o local, informações úteis, como horário de funcionamento e preço, e, claro, um mapa. Os textos são todos em inglês, mas há a opção de tradução automática para português – repleta de erros, como toda tradução automática, mas que serve para quebrar um galho.
Por default, o app vem com todos os temas e fontes marcados. Para não ser inundado com sugestões, é recomendável desmarcar aquilo que não interessar muito, o que pode ser um pouco cansativo, pois são dezenas de fontes.
Testei o aplicativo durante uma viagem aos EUA e fui surpreendido com boas dicas sobre monumentos históricos e novos restaurantes na região onde eu estava hospedado. Porém, no que diz respeito a locais para comer, ainda prefiro usar o Foursquare e decidir onde vou jantar com base nos comentários de outros visitantes.
A ideia do app é excelente, mas sua utilização requer cuidado: sem um plano de roaming de dados adequado, o viajante pode ter uma surpresa desagradável em sua conta telefônica quando chegar em casa.
Dica: Field Trip pode fazer um bom par com o TripCase, indicado também nesta seção recentemente.
Link para download na Google Play
Link para download na App Store
Screen shot do Field Trip