Durante uma viagem para um congresso Carina Gewerc queria fazer as unhas antes de se apresentar. Procurou pela Internet e nada de encontrar um estabelecimento próximo ao hotel onde estava hospedada. A frustração ficou na cabeça e, dela, nasceu o site e aplicativo Trinks (Android, iOS).
A ideia ganhou forma rapidamente e foi lançada em 2013. Até hoje, foram investidos do próprio bolso dos quatro sócios R$ 2,5 milhões e, atualmente, o app possui 16 mil estabelecimentos cadastrados, 250 mil clientes com conta web e 100 mil no aplicativo. A plataforma atende a 1,5 milhão de agendamentos por mês.
O surgimento
Carina, o marido, Marcel Gewerc, e mais dois sócios possuem a Perlink, empresa de desenvolvimento de sistemas há 20 anos. Durante muito tempo, trabalharam desenvolvendo soluções e realizando consultorias para grandes empresas como a Oi. No entanto, de uns anos para cá, sentiram a necessidade de desenvolver um produto para chamar de seu.
O Trinks.com surgiu, em um primeiro momento, como uma plataforma de agendamento em salões de beleza e um site com um modelo simples de gestão para os estabelecimentos comerciais. No entanto, ainda durante a fase de testes, os sócios sentiram a necessidade de ampliar o serviço para os estabelecimentos e oferecer uma ferramenta completa de gestão, marketing e divulgação.
Para os salões
Hoje, os donos dos salões podem controlar as finanças, o estoque e os produtos, os pagamentos, as despesas, fazer o fechamento de contas, controlar a comissão dos funcionários, além de ter uma agenda online. Eles podem usar seus smartphones para acessar o site, mas, para essas funções, ainda não há uma versão em app. O Trinks também oferece às empresas uma máquina que aceita cartões de crédito.
Para os clientes
Já os clientes acessam o aplicativo para procurar um salão pela sua localização ou pelo preço, agendar um serviço com um profissional específico, escrever uma resenha sobre sua experiência, avisar que chegará atrasado e solicitar um Uber de dentro do Trinks. É possível também adicionar um profissional ou um salão aos seus favoritos, facilitando, assim, futuras buscas no app. E, apesar de ser possível agendar serviços em barbearias e estabelecimentos voltados para o público masculino, 80% dos usuários do app são mulheres contra 20% de homens.
“Nossa ideia é que a tecnologia deixe o trabalho operacional do salão o mais simples possível e que ele não gaste muito tempo com a gestão”, explicou o sócio-fundador e diretor de tecnologia do Trinks Fernando Bichara durante o fórum Caminhos da Tecnologia, promovido pelo grupo Bandeirantes de Comunicação, realizado no Rio de Janeiro. “E, em dois cliques o cliente consegue achar os horários disponíveis e, em no máximo quatro cliques é possível fazer o agendamento no salão”, completou.