Em plena pandemia do novo coronavírus, as vistorias de apartamentos ou espaços comerciais para serem alugados precisaram ser adaptadas. O Group Software desenvolveu um aplicativo para a inspeção e gestão de bens ou imóveis – podendo ser comerciais ou residenciais, lojas ou condomínios – para resolver o isolamento social. A solução, batizada de Group Vistoria (Android, iOS), permite a inspeção de diferentes itens, como paredes, salas, banheiros, mas também outros bens, como automóveis, podendo ser uma ferramenta útil para uma locadora.
O Group Software já tinha uma solução para vistoria, mas era “simplória”, como diz Gustavo Ferreira, product owner da Group Software. A nova solução, mais incrementada e agnóstica, foi lançada na virada de agosto para setembro e herdou os 85 clientes que já usavam a ferramenta antiga. Desde então, o app conta com 240 empresas usuárias, crescimento de 182% entre setembro e novembro. E, agora, Ferreira pretende apresentar para os mais de 10 mil clientes do Group Software e suas 5 milhões de unidades administradas – que são condomínios, imobiliárias, shoppings, entre outros setores.
No primeiro mês, em setembro, foram feitas mais de 200 vistorias e, somente em novembro, o número subiu para 900. O app tem como modelo de negócios o Software as a Service (SaaS) e tem planos mensais que começam a partir de R$ 89,90.
Até o último dia de dezembro, Ferreira espera chegar a 1 mil vistorias por mês e a 700 empresas-clientes e estima lançar novas funcionalidades. Entre as novidades, o app terá uma ficha de atendimento virtual – para o corretor de imóveis, por exemplo, que precisa pegar os dados de uma pessoa interessada em um imóvel – e a possibilidade de tirar uma selfie com o visitante para comprovar o encontro e o interesse.
O product owner da Group Software, explicou que a ferramenta é voltada para o mercado B2B, mas já estudam usá-la no B2BC. “Seria uma autoinspeção, por exemplo, quando uma locadora aluga um carro para um motorista de aplicativo, ele mesmo poderia fazer a própria vistoria do veículo”, explica Ferreira.
Os itens vistoriados podem ser personalizados conforme a necessidade da empresa. “Posso criar todos os templates que sejam pertinentes à minha imobiliária, por exemplo, como área privativa, varanda, serviço, quarto, cozinha, copa. E, caso seja um condomínio, posso inserir as áreas comuns do prédio, piso, fachada, antenas, extintor por exemplo”, explica o executivo. Por meio do app, é possível ainda tirar fotos e fazer pequenas edições, como marcações e recortes na imagem. E a ferramenta possui uma API do Google que transforma o áudio em texto. Ou seja, o responsável pela inspeção pode falar que a aplicação transforma em texto, facilitando o processo.
Entre as funcionalidades do app está também o OK do gerente, de outro lugar, para o trabalho do inspetor. Ou seja, a pessoa responsável pela inspeção faz o trabalho e o chefe dá o aval para ele finalizar. Uma vez terminado o processo de averiguação do local, toda a documentação é criptografada e enviada a um serviço de nuvem para que as partes assinem. Até mesmo as assinaturas são feitas pelo app, uma vez que o Group Software tem solução própria de assinatura digital.