A Fiserv lançou nesta quarta-feira, 4, a sua plataforma de gestão e pagamentos multiadquirente Clover para o mercado brasileiro. A solução foi construída por engenheiros da empresa nos Estados Unidos com a equipe no Brasil e tem incorporada o gateway de pagamento da Software Express, a SiTef (Solução Inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), que também pertence a companhia.
Neste começo, a Clover chega com duas máquinas de cartão (POS) Android:
- A Clover Flex, uma POS móvel com tela de 5,99 polegadas, chipset Qualcomm, leitor de código de barras e QR Code, 4G, Wi-Fi, além de carregamento por indução;
- A Clover Mini, uma POS para o ponto de venda com tela de 8 polegadas, chip Qualcomm 660, 4G, Wi-Fi, câmera para leitura de códigos de barra e QR Code, além de uma base giratória.
A companhia também tem outras soluções, como totens de autoatendimento que podem chegar ao Brasil à medida que os clientes pedirem.
Em software, o ecossistema da Clover tem ainda:
- Aplicativos para as máquinas de cartão nativos da Clover e híbridos feitos pela sua comunidade de desenvolvedores que atualmente conta 1 mil profissionais cadastrados;
- Painel para gestão integrada do negócio que inclui controle de vendas e de estoque, além de criação de cadastro de clientes para planos de fidelidade e desconto e gestão da equipe de trabalho;
- Outras opções de pagamento como aplicativo mobile para Tap On Phone e a opção de envio de link de pagamento;
- O app Centraliza para conciliar transações com base nos extratos de adquirentes.
Inicialmente, a solução chega com Bin, Caixa e Sicredi que farão a distribuição ao lado dos parceiros de software (ISV) da Fiserv. A companhia também disponibilizará as máquinas por meio de um site de vendas, mas o comerciante deve informar com qual adquirente está plugado.
Posteriormente, outros adquirentes devem entrar. A ideia da companhia é que o ecossistema da Clover ajude o comerciante a centralizar sua gestão de negócios e pagamentos em um único lugar, inclusive servindo como white label de adquirentes. Ou seja, se o empreendedor tem acordo com uma adquirente que não faz parte do ecossistema, ele traz para sua gestão na Clover e faz os pagamentos em suas maquininhas.
Em 2025, o painel para gestão do negócios deve ganhar uma versão mobile.
A plataforma também foi lançada nesta quarta-feira, 4, no México.
Experiência da Clover na América Latina
Antes do lançamento no Brasil e no México, Clover já estava presente na Argentina. No país vizinho, o ecossistema de pagamento atua bastante com comerciantes em locais turísticos e de grandes eventos, como a La Bombonera, estádio do Boca Juniores em Buenos Aires.
O local tem o Bar La Bombonera, que atende os consumidores durante os jogos com bebidas, comidas e memorabília do clube xeneize que podem ser adquiridas no balcão (ponto de venda), totem de autoatendimento e via aplicativo com entrega direto na cadeira do espectador.
Esta solução de pagamento em aplicativos para shows e eventos ainda não está disponível no Brasil, mas deve chegar em breve.
Estratégia da Clover
O presidente e chairman da Fiserv, Frank Bisignano, reforçou que para chegar no Brasil precisava de uma solução estado-da-arte para o público-alvo local, que pode ser desde os grandes comerciantes até médios e pequenos empreendedores. Isso leva em consideração principalmente desafios como gestão do fluxo, lidar com tributações diferentes e a relação com diversos fornecedores.
“Tentamos trazer os recursos que os comerciantes estão acostumados a usar em seus smartphones para seus negócios. Isso envolve capacitação, ajudá-los a gerir os empregados, o estoque. Deixá-los ver seus recebíveis e contas a pagar, e dar a eles o software para administrar seus negócios”, disse o presidente da companhia de pagamentos, ao lembrar que a Clover foi criada nos EUA em 2015.
Um dia antes do lançamento, Bisignano apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Clover e explicou que o seu intuito é ajudar aos pequenos e médios a desenvolverem seus negócios através do software, o que inclui o pagamento e a gestão mobile. Entre seus alvos de mercado estão estacionamentos, empresas de eventos e festivais, farmácias, bares e restaurantes, delivery e prestadores de serviços em geral.
Vale lembrar, a Fiserv é parceria e fornecedora de soluções de adquirência para a Caixa.
“Temos toneladas de oportunidades para os brasileiros. Brasil é um dos lugares em que investimos pesadamente em nossa história. Colocamos um R$ 3 bilhões dentro deste país e capital investindo nele desde o começo de nossa operação local em 2014”, explicou. “Isso ajudou a construir a nossa rede de parceiros que temos em pequenos e médios negócios. Além disso, nós temos uma parceria com a Caixa e isso nos permite estar em todas as cidades do Brasil”, concluiu.
A solução estava rodando desde agosto com 50 parceiros. Até o final de 2025, a companhia espera ter na base da Clover 130 mil estabelecimentos no Brasil.
Imagem principal: presidente e chairman da Fiserv, Frank Bisignano (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)