A General Motors quer que seus usuários atualizem os softwares de seus veículos diretamente. Com a plataforma Ultifi, a ideia é que os donos possam incrementar seus carros e melhorar sua performance a partir de simples atualizações, como adicionar um app no painel de controle. De acordo com Scott Miller, vice-presidente de software define vehicle and operating system da GM, a plataforma permite que a montadora separe softwares-chave do hardware para entregar novas funcionalidades e serviços mais rapidamente. Será possível ter acesso fácil a upgrades de melhorias do veículo, opções de personalização do carro e aplicativos para motoristas sob demanda.
“Ultifi é uma plataforma end-to-end que permite a entrega frequente de softwares, funcionalidades e serviços over-the-air e vai redefinir a experiência do conceito de propriedade porque dará às pessoas a habilidade de fazer updates e melhorias em seus veículos como fazem com seus celulares”, resume a Mary Barra, CEO da GM durante sua participação no CES 2022, nesta quarta-feira, 5.
A plataforma que deu origem à Ultifi teve início em 2019 e está, agora, em sete veículos da montadora. “Será possível até atualizar ferramentas de direção do automóvel. Por exemplo, a plataforma permitirá o uptade de softwares que permitem a calibragem para aumentar a aceleração dos veículos”, explica a executiva.
Em sua fala, Miller destaca que a plataforma está aberta a todos os desenvolvedores para que possam criar inovações para os clientes GM.
A Ultifi se serve da tecnologia já presente nos veículos, como sensores, câmeras e controles e adiciona a essas ferramentas o serviço de nuvem para disponibilizar outros serviços e atualizações de software. Entre os exemplos de novas funcionalidades no futuro para os automóveis, Miller sugere o fechamento das janelas logo antes de a chuva começar; sensores definidos para motoristas adolescentes para se ter cautela extra em zonas escolares; ou abrir a porta da garagem e acender as luzes ao chegar em casa.
Carros autônomos
A GM também anunciou que pretende lançar comercialmente o primeiro veículo autônomo pessoal em meados desta década. Durante sua participação virtual na CES 2022, Barra lembrou que os carros da Cruise – empresa da montadora e parceira do projeto – foram os primeiros a receber permissão para oferecer viagens sem motorista nas ruas de São Francisco, em setembro de 2021.
A ideia é que o trabalho da montadora e da Cruise crie economias de escala que reduzirão os custos e aumentarão a qualidade das redes de compartilhamento e entrega da Cruise, ao mesmo tempo em que os veículos autônomos vão gerar impactos positivos para um público maior. Ou seja, soluções que fazem parte desses carros podem entrar na frota da Chevrolet.
O Super Cruise estará disponível em 22 modelos das marcas GM até 2023, enquanto o Ultra Cruise, que permitirá uma experiência completa de direção sem as mãos em mais de 320 mil quilômetros de estradas compatíveis nos EUA e no Canadá, entra em produção em 2023. O sedã Cadillac CELESTIQ baseado na plataforma Ultium, estará entre os primeiros modelos a serem equipados com esta tecnologia.
Qualcomm
Outra novidade apresentada é que a GM será a primeira empresa a usar a plataforma Snapdragon Ride, da Qualcomm. A tecnologia de assistência ao motorista, possui software desenvolvido internamente pela GM. Codesenvolvida pela GM e pela Qualcomm para o Ultra Cruise, a nova arquitetura de computação terá a capacidade de processamento de várias centenas de computadores pessoais, apesar de ter o tamanho de dois laptops empilhados, segundo a montadora.