A 99Food (Android, iOS) anunciou nesta quinta-feira, 5, o encerramento do serviço de intermediação de entregas de refeições prontas dentro do seu app. Com isso, restaurantes poderão continuar a usar a plataforma, mas o delivery ficará por conta dos estabelecimentos, que não terão mais à disposição entregadores do app.
“Em busca de um modelo que entregue mais valor para seus parceiros e a própria companhia, a 99 iniciou, em janeiro de 2022, uma transição da 99Food para uma operação focada em marketplace, sem oferecer o serviço de entrega”, explicou a 99 em comunicado. “Restaurantes e entregadores parceiros têm sido devidamente comunicados e apoiados durante essa transição”, afirmou.
Além do Brasil, o serviço de delivery de comida da 99 é oferecido na Colômbia, Costa Rica, Japão e México. A companhia não informou se a decisão afeta a operação nesses outros países.
O app de delivery de comida da 99 começou a ser implementado no Brasil em novembro de 2019, na cidade de Belo Horizonte/MG. Em pouco mais de três anos, o serviço foi expandido para 59 cidades, em 22 estados. Cerca de 114 mil restaurantes estão cadastrados atualmente.
Pesquisa
De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil, de setembro de 2022, 83% dos brasileiros com smartphone já pediram refeição por meio de aplicativo, proporção que continua a mesma desde agosto de 2020.
Para 80% dessas pessoas, o iFood (Android, iOS) é o app utilizado com mais frequência para se pedir comida, seguido por WhatsApp (Android, iOS), com 5%, e Aiqfome (Android, iOS), com 2%. Todos os outros rivais diretos do iFood somam 13% e nenhum foi citado por mais de 2% dos respondentes.
Desde agosto de 2020, o número de pessoas com smartphone que pediram uma refeição por app nos últimos 30 dias vem caindo. Nesse período, esse número era 85%, diminuindo para 83% em agosto de 2021, e 79% em agosto de 2022.
Uber Eats
Diante de um cenário dominado pelo iFood, o Uber Eats (Android, iOS) foi outro app que encerrou o serviço de delivery de comida, em 8 de março de 2022. O app continua existindo, oferecendo entregas de mercados, lojas especializadas, pet shops, floriculturas, lojas de bebidas e outros artigos específicos.