Quando considerado o varejo como um todo, 90% das empresas possuem loja física. Em seguida, chat commerce por WhatsApp (Android, iOS) e Messenger (Android, iOS) é o canal mais utilizado, adotado por 80%, de acordo com o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo, estudo realizado pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, que avalia a internalização de tecnologias e a performance dos negócios com uso das soluções.
Telefone (69%), Instagram e Facebook (67%), site próprio (61%) são outros canais de atendimento de destaque. Apenas 18% das empresas possuem aplicativo próprio, que é mais comum entre supermercados e hipermercados (29%). A pesquisa também mostra que 14% das empresas do setor possuem chatbot. Cerca de um terço delas disponibiliza solução para pagamento por carteira digital.
No varejo, a loja física corresponde a 67% do faturamento, enquanto canais digitais representam 14%, e vendas por representante ou telefone, 19%.
Entre as prioridades de investimento para os próximos dois anos no varejo, soluções em dispositivos móveis estão no topo da lista. 35% indicam que chance de investir nisso é total, enquanto para 33% é muito grande.
Food service
A produtividade tecnológica do segmento de food service – representado por bares, restaurantes e estabelecimentos de serviços alimentícios – foi 0,30, a mais baixa de todo o setor varejista, cuja média foi 0,43, numa escala de 0 a 1. Somente um terço dos varejistas brasileiros de food service fazem gestão centralizada do negócio, integrando loja física e canais digitais.
De acordo com a pesquisa, 65% dos negócios do segmento adotaram pelo menos um canal de venda digital. Ainda assim, se trata do subsegmento varejista que menos faz uso dessa ferramenta.
Alguns fatores explicam essa baixa presença online e falta de integração com a operação física. 61% dos negócios de food service são de gestão familiar. Trata-se de um setor composto majoritariamente por lojas únicas. 79% do faturamento médio vem de estabelecimentos físicos – outros 21% são divididos entre os canais digitais e vendas por telefone.
Metodologia
O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo entrevistou 673 empresas, nacionais e multinacionais, de todas as regiões do Brasil, com faturamento anual igual ou superior a R$ 2 milhões.