O mercado de soluções de pagamento móvel para profissionais liberais e pequenos comerciantes está cada vez mais acirrado. Depois de 2Pay, GoPay, Payleven e PagSeguro, todas noticiadas por MOBILE TIME, chegou mais uma concorrente, dessa vez a brasileira Pagcom. Seu objetivo é transformar o smartphone do lojista em uma máquina de POS para receber pagamentos com cartão de crédito. Tal como a maioria das outras soluções disponíveis no mercado brasileiro, a Pagcom oferece um acessório que se conecta à entrada de áudio de smartphones com os sistemas Android e iOS para a leitura de cartões com tarja, o que obriga o consumidor a assinar na tela do aparelho para confirmar a compra, mas impede a aceitação de cartões de débito, pois estes requerem o uso de uma senha. Um dos diferenciais da Pagcom chegará em março: a empresa promete lançar um acessório para pagamentos com cartão com chip. No caso do iPhone, ele se assemelha a uma capa protetora, mas com um teclado próprio para a digitação da senha pelo consumidor. O teclado separado é uma exigência da legislação brasileira. O acessório se conecta com o iPhone pela entrada de dados. A versão para Android fará a comunicação sem fio, via Bluetooth.

"Eu e um dos sócios abrimos em 2007 uma floricultura virtual, o que nos deu uma boa experiência com e-commerce. Em 2010, durante uma viagem ao exterior, tivemos contato com a tecnologia de m-payment e decidimos trazê-la para o Brasil", relata Gabriel Abdalla, COO e um dos fundadores da Pagcom. Após dois anos de planejamento do projeto, a empresa realizou um teste-piloto em São Paulo com 500 usuários em novembro passado, a maioria consultoras de beleza. Em seguida, a versão para leitura de cartões com tarja foi lançada comercialmente em todo Brasil, contando atualmente com cerca de 5 mil usuários, a maopria profissionais liberais. O tíquete médio das transações gira em torno de R$ 65. Pelo uso do serviço é recolhida uma taxa a partir de 3,75% do valor da venda.

Para Abdalla, outro diferencial será a oferta de ferramentas extras para os comerciantes, como uma plataforma de CRM de acesso livre e gratuito por meio da qual os clientes controlarão suas vendas, sua agenda de contatos e todo o relacionamento com seus consumidores.

 

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