Se depender da vontade do PayPal, a carteira, esse objeto que usamos para carregar dinheiro e cartões, está com os dias contados. "Espero acabar com a carteira dentro de cinco anos", diz o diretor global de parcerias com desenvolvedores do PayPal, Jon LeBlanc. O executivo está no Brasil para a Campus Party e conversou com MOBILE TIME por telefone.
"Minha esperança é que no futuro não precisaremos levar um cartão de banco ou de crédito conosco, ou nem mesmo uma carteira. Qualquer coisa que trazemos hoje na carteira pode ser substituída, mesmo cartões de fidelidade e documentos de identificação. Todos esses são pedaçoes do quebra-cabeças da carteira digital", analisa o executivo. Ele acredita que a carteira será substituída pelo smartphone e prevê uma grande transformação da indústria financeira nos próximos anos, centrada em mobilidade.
Segurança e biometria
As razões para isso não são apenas relacionadas à conveniência, mas também à segurança. "O celular pode ser bloqueado pelo usuário, a carteira, não", lembra. LeBlanc destaca ainda o esforço da empresa em desenvolver sistemas de gerenciamento de risco para a rápida identificação de tentativas de fraude, com base no perfil de uso de cada consumidor e também na sua localização.
Além disso, investe em autenticação biométrica, para reforçar a segurança. Uma primeira experiência foi a parceria com a Samsung para usar o leitor de digital do Galaxy S5 como autenticação para compras com PayPal. A empresa faz parte da FIDO, uma aliança para estabelecimento de padrões internacionais de autenticação on-line. E está negociando com algumas start-ups com soluções inovadoras em biometria, como a canadense Bionym, já noticiada em MOBILE TIME, que criou uma pulseira para identificação pelo batimento cardíaco (veja entre as matérias relacionadas abaixo).
Competição
O PayPal foi tido por muitos anos como um player disruptivo dentro da indústria financeira. Agora, precisa enfrentar a competição tanto de players tradicionais, como bancos e teles, que estão lançando soluções de carteiras móveis, quanto de novos atores nesse setor, desde gigantes da Internet, como Apple e Google, até start-ups disruptivas, como TransferWise. LeBlanc, contudo, vê o PayPal bem posicionado para encarar a concorrência: "PayPal é uma marca global e segura. Não trabalhamos com apenas um banco, ou uma tecnologia, ou um cartão de crédito. Estamos onde nossos usuários querem que estejamos. Sempre seguiremos inovando para oferecermos o que os clientes quiserem."