A XP está cada vez mais avançando para o mar aberto e para uma disputa franca com as grandes instituições financeiras do País. O CTO da XP, Thiago Maffra, relatou ao Mobile Time os próximos passos para a empresa reter e atrair mais clientes em um cenário extremamente competitivo: “Queremos cortar o cordão umbilical do cliente com as instituições financeira tradicionais. Com todos os serviços (financeiros) aqui dentro”, explicou.
“Historicamente, somos mais nichados em investimentos. Mas é uma realidade que vem mudando. Começamos em investimentos, no topo da pirâmide. Agora estamos descendo a montanha”, afirmou Maffra. “Lançamos o cartão de crédito há alguns meses. Estamos agregando diversos serviços e temos um marketplace com outros players”, completou.
Neste universo, a XP vem se preparando para ter uma estrutura completa de serviços financeiros. Alguns exemplos são as aquisições de empresas realizadas durante 2020: Flipper, um canal digital de autogestão de investimentos para o cliente, e a Antecipa, para antecipação de recebíveis.
Além das duas adquiridas, Maffra lembra de outras três marcas: a XP, principal, focada em assessoria de investimentos; a Rico, com ofertas de serviços para um público mais digital e de autoatendimento; e a Clear, startup com trade e renda variável.
Questionado sobre novas aquisições, o CTO da XP revelou que “buscam estratégias de negócios” e, sim, o mercado pode “esperar por outras aquisições mais adiante”. Sobre essas movimentações, o executivo afirmou que estarão alinhados com o ecossistema da XP: “Temos diversas frentes de negócios que estamos entrando. E outras que queremos entrar”, completou.