A IDC estima que o segmento de tablets teve 128,5 milhões de remessas globais em 2023, uma queda de 20,5% ante 161,5 milhões do ano anterior. De acordo com prévia divulgada pela empresa nesta segunda-feira, 5, este é o menor volume de equipamentos enviados ao mercado desde 2011.
A companhia de análise de mercado atribui a diminuição ao momento macroeconômico mundial que não teve uma melhora substancial em 2023. Além disso, o consumidor não está focando em bens de consumo – como tablets – neste momento.
Por empresa, a Apple liderou o setor, com 48,5 milhões de peças comercializadas, uma queda de 20% contra 60,5 milhões de iPads enviados em 2022. Vale dizer, as outras quatro empresas do ranking das principais fabricantes de tablets do mundo são (nesta ordem): Samsung, Lenovo, Huawei e Amazon.
Empresa | Remessas em 2023 | Remessas em 2022 | Resultados 2022 x 2023 |
1. Apple | 48,5 | 60,5 | -19,8% |
2. Samsung | 26,2 | 30,4 | -13,9% |
3. Lenovo | 9,3i | 11,6 | -19,7% |
4. Huawei | 8,7 | 9,1 | -4,0% |
5. Amazon | 5,50 | 16,0 | -65,9% |
Outros | 30,30 | 34,1 | -11,1% |
Total | 128,5 | 161,6 | -20,5% |
Em 2023, a Apple ampliou levemente sua liderança em market share com o ganho de 0,6 ponto percentual, de 37,4% para 38% do setor. Samsung e Huawei também cresceram. Lenovo e Amazon caíram.
Empresa | Market Share de 2023 | Market Share em 2022 | Market Share de 2022 x 2023 |
1. Apple | 38% | 37,4% | 0,6 p.p |
2. Samsung | 20% | 18,8% | 1,2 p.p |
3. Lenovo | 7% | 7,1% | (0,1 p.p) |
4. Huawei | 7% | 5,6% | 1,4 p.p |
5. Amazon | 4% | 9,9% | (5,9 p.p) |
Outros | 24% | 21,1% | (2,9 p.p) |
Para 2024, a expectativa é de uma melhora no setor com avanço positivo na economia global e foco em novas tecnologias, como inteligência artificial, que não vai se limitar a PCs e smartphones, beneficiando também os tablets.