Com a pandemia de Covid 19 e o isolamento social, professores e educadores precisaram adaptar conteúdos pedagógicos para práticas online – e nem todos estavam aptos a estes novos usos que, ao que tudo indica, vieram para ficar. Um texto que tramita na Câmara dos Deputados pretende investir na capacitação de alunos de licenciatura para o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) em processos pedagógicos.

O Projeto de Lei 5465/20, de autoria da deputada Iracema Portella (PP/PI), cria a Política Nacional de Formação de Docentes da Educação Básica para as Tecnologias da Informação e Comunicação (PDTIC). Entre os instrumentos previstos na política está o estímulo à formação, ao treinamento e ao aperfeiçoamento de docentes em TICs aplicadas à educação básica. O projeto prevê ainda o desenvolvimento de estratégias de monitoramento, acompanhamento e avaliação de uso dessas tecnologias com fins pedagógicos nos sistemas de ensino. A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; Finanças e Tributação; Constituição e Justiça e de Cidadania.

Uma pesquisa feita pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (Gestrado/UFMG) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), de junho de 2020, apontou que 89% dos professores entrevistados não tinham experiência anterior à pandemia para dar aulas remotas; 42% afirmaram que seguem sem treinamento, aprendendo tudo por conta própria. Para 21%, é difícil ou muito difícil lidar com tecnologias digitais. Os dados foram coletados com 15.654 docentes de todo o Brasil, da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.

 

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