A Vivo (Android, iOS) confirmou nesta terça-feira, 5, o lançamento de uma nova versão do seu aplicativo para consumidores do segmento B2C no final de março, inclusive com os serviços financeiros embarcados em um hub dentro do app. De acordo com Carla Beltrão, diretora executiva de experiência do cliente da operadora, o lançamento será feito para uma base de 1 milhão de usuários de todo o Brasil e depois será disponibilizado gradualmente para os demais 21 milhões de consumidores que acessam o app mensalmente.

A executiva ressaltou durante o Vivo Day, evento dedicado a investidores, que o app de relacionamento busca ir além do autoatendimento e do segmento de telecom.

Neste novo modelo, o aplicativo da Vivo tem como objetivo ser mais simples, fácil e resolutivo e traz para o cliente: gestão dos equipamentos de casa inteligente; administração da assinatura de todos os serviços em um só lugar; oferta de produtos e serviços; além dos serviços financeiros como um hub.

Hub financeiro

Segundo Ricardo Hobbs, vice-presidente de estratégia e novos negócios da Vivo, o Vivo Pay ampliará sua fronteira para além da carteira digital e passa a ser um hub financeiro dentro do app da Vivo. Ou seja, os produtos financeiros ficarão disponíveis dentro do novo aplicativo da Vivo, isso inclui seguros e oferta de crédito.

“Hoje, nós temos produtos de várias marcas diferentes para cada produto financeiro. A visão é colocarmos em uma única marca que seja a marca ‘guarda-chuva’ para conversar com nosso consumidor. Portanto, essa será a Vivo Pay, um hub com outras marcas mais descritivas”, disse Hobbs.

Um exemplo citado pelo VP é o Vivo Money. A marca voltada para oferta de crédito pessoal será gradativamente desativada do mercado e passará a ser conhecida como ‘empréstimo pessoal’ da operadora dentro do Vivo Pay.

Nota-se aqui que a operadora faz um movimento similar ao do Magalu, que também começou a transformar ainda em 2023 a sua carteira digital Magalu Pay em um hub de serviços.

Números do app

Atualmente, o app da Vivo é o principal ponto de contato do cliente com a operadora. Os 22 milhões assinantes que acessam o app mensalmente geram 84 milhões de interações, ou seja, o engajamento médio de cada consumidor no app é de 4,4 acessos por mês. Um quarto das consultas são resolvidas na primeira tela. Os serviços mais requisitados são fatura do mês, compartilhamento de rede (cliente controle, principalmente), recarga, pagamento Pix e serviços digitais.

O app também é responsável por 70% da fatia das vendas da Vivo em canais digitais, algo que ajuda a operadora a manter o custo de aquisição de cliente (CAC) próximo de zero.

Imagem: Carla Beltrão, diretora executiva de experiência do cliente da Vivo (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

 

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